Violência contra idoso é tema do seminário no Teatro Municipal

05/06/2009 17:36:02 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

O dia 15 de junho foi adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o dia Internacional da Conscientização Contra Violência à Pessoa Idosa. Lembrado a data, a prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria do Idoso e do Conselho Municipal, promove no próximo dia 15, às 14h, no Teatro Municipal de Macaé, o Seminário Violência Contra Pessoa Idosa.

A abertura terá apresentação do grupo Ateliê da Vida com a esquete “Os Outros”, coordenado por Felipe Sobral e pela subsecretaria. As palestras abordarão temas como “Violação aos Direitos e Violência ao segmento do idoso” e “Violência ao idoso: Crime e Penalidade”, que serão ministrados por Serafin Fortes Paz e Catarina Noble.

Segundo a subsecretária do Idoso, Cátia Crespo, o evento é uma forma de dar conhecimentos e sensibilizar autoridades, família e comunidade sobre as diversas formas de violências que uma pessoa idosa pode sofrer seja pela sociedade, nos transportes, nos hospitais, nas ruas, nas agências bancárias e também dentro da sua própria família.

- Para ter uma idéia, entre as formas de violência temos maior índice a negligência que se estende por esquecimento ou falha em providenciar a assistência das necessidades básicas do idoso, como cuidado com a saúde em geral, alimentação, higiene, ignorar ou não escutar o idoso. Por isso, convido todas as pessoas interessadas pelas questões e política pública voltada para os idosos e também que levem as crianças e jovens para que possam aprender, entender e respeitar a terceira idade, explicou Cátia Crespo.

Cátia ressalta ainda que foi elaborado uma equipe técnica para uma pesquisa minuciosa sobre a problemática enfrentada pela população idosa macaense.

- Por meio de um levantamento estatístico dos atendimentos durante o ano de 2008 e 2009, traçamos as dificuldades e diversas formas de violência que chegam até o nosso Serviço de Assistência ao Idoso. No seminário, vamos mostrar e debater sobre esses assuntos e outras formas de abuso, maus tratos e violação dos Direitos da Pessoa Idosa, disse a subsecretária.

A Subsecretaria do Idoso funciona na Rua Francisco Portela, 444, centro (em frente ao prédio do INSS). Telefone é 2757-4135.