VLT: Riverton convida e secretário de Estado confirma visita a Macaé

05/06/2009 19:27:59 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Após estudo de viabilidade técnica e econômica, projeto do Veículo Leve sobre Trilho terá as novas diretrizes

RIO – O secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, aceitou convite feito pelo prefeito Riverton Mussi e vai a Macaé na terça-feira (9) conhecer em campo a linha férrea que corta a área urbana do município, que dará base para a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O objetivo do prefeito é utilizar a bitola existente para disponibilizar à população uma alternativa no transporte coletivo: o trem de passageiros. Riverton e Júlio se reuniram no gabinete do secretário de Estado na tarde desta sexta-feira (5), em Copacabana, no Rio.

- Estamos trabalhando para melhorar o transporte de massa no município, criando alternativas de mobilidade para os usuários. Para isso buscamos a parceria do governador Sérgio Cabral, através do secretário Júlio Lopes e do governo federal. Após o estudo de viabilidade técnica e econômica, será decidido o projeto ferroviário mais adequado – pontuou o prefeito, que explicou ao secretário a importância do VLT para acompanhar o crescimento acentuado de Macaé dos últimos anos e a demanda de serviços públicos para atender essa população.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, pediu empenho da secretaria de Estado de Transporte para agilizar a implantação do VLT no município. “Nossa preocupação é garantir transporte seguro e rápido para os moradores de Norte a Sul da cidade. Foi feito o sobrevôo dos 25 quilômetros onde pretendemos implantar o VLT e precisamos agora imprimir velocidade nesse projeto, para isso contamos com o Estado e buscamos apoio da ANTT”, disse Jorjão, se referindo à Agência Nacional de Transportes Terrestres.

A ideia do prefeito e do secretário de Mobilidade Urbana é implantar o VLT nos 25 quilômetros da linha férrea, com o máximo de oito estações e mínimo de três. Após o estudo de viabilidade, será definido se o projeto permanece ou se poderá ser alterado, de acordo com as características de trânsito e transporte de Macaé, as necessidades de mobilidade e o impacto para a população.

- Vamos na terça-feira para Macaé para fazer uma viagem de auto-de-linha, verificar os problemas, fazer reunião com a OHL e continuar a discutir o assunto. Estamos recebendo informações que são pré-requisitos, como todas as linhas de ônibus, carregamento de pessoal, numero de fretamentos, numero de linhas regulares e questões de deslocamento interno. O projeto é viável e de grande interesse do governador e do Ministro Márcio Fortes – destacou Júlio Lopes, se referindo à OHL Autopista Fluminense, concessionária que administra o trecho da BR 101 após a ponte Rio-Niterói até a divisa com o Espírito Santo e ao ministro das Cidades.

ESTAÇÕES - O apoio técnico do projeto está sendo dado pela secretaria Estadual de Transportes. Segundo o coordenador de planejamento e transporte da pasta, Heraldo Magioli, o levantamento aponta até o momento para oito estações: Imboassica, Lagoa, Cavaleiros, Praia Campista, Estação Central, Barra de Macaé, Parque Aeroporto e Lagomar. “Os vagões devem percorrer uma velocidade média de 30 quilômetros por hora”, disse.

Durante a reunião, o prefeito mostrou ao secretário de Estado por meio do vídeo do sobrevôo a necessidade de deslocamento da população para garantir a mobilidade de um lado a outro da cidade, como na entrada e saída dos trabalhadores nas áreas industriais. Riverton destacou ao secretário que no atual pátio de manobras pode ser feito o desvio dos vagões.

Prefeito vai pedir apoio do Ministério das Cidades

De acordo com o prefeito Riverton Mussi, o próximo apoio que o projeto vai buscar é da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), do Ministério das Cidades. O prefeito já agregou ao projeto parceria com a gerente regional do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro, Marina Esteves. A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), além da ANTT, também estão sendo procuradas para entrar no projeto.

- Estamos buscando parceiros, inclusive para o custeio do projeto - afirmou o prefeito. Para o secretário de Governo, André Braga, após o término do estudo de viabilidade técnica serão definidos os próximos passos do projeto do VLT. “A visita de Júlio Lopes a Macaé na próxima semana demonstra que o Governo do Estado acredita neste importante projeto de mobilidade urbana para a cidade. Nosso foco é buscar uma alternativa que se agregue ao sistema de transporte de Macaé, para atender a população com conforto, rapidez e segurança”, avaliou.

De acordo com o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, a prefeitura de Macaé está analisando todas as alternativas técnicas que possam melhorar o sistema de transporte coletivo de Macaé, para atingir o maior número de pessoas diariamente. “Uma das possibilidades é o VLT, que pode contribuir para a redução do impacto que é o intenso fluxo de passageiros de um lado a outro da cidade”, disse o presidente da Câmara Permanente de Gestão.

RFFSA - Com a gerente regional do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro, Marina Esteves, Riverton solicitou na semana passada a entrada de Macaé no Programa de Destinação do Patrimônio da Extinta RFFSA para Apoio ao Desenvolvimento Local. O objetivo é que o município participe por meio da disponibilidade pelo governo federal do imóvel da extinta rede ferroviária, a RFFSA, no Centro. A ideia é que no local, seja implantada a Estação Central do VLT.