Volta às aulas já mostra reflexo no trânsito

22/02/2010 16:54:42 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Trânsito já mostra reflexo da volta às aulas na rodovia Amaral Peixoto

O ano finalmente começa para o brasileiro. Passado o Carnaval e o efetivo retorno às aulas, a vida ganha um novo ritmo que já começa a ser sentido principalmente no trânsito. São mais carros e pedestres nas ruas, fluxo intensificado nos horários de entrada e saída das escolas. Por isso, a adoção de novas práticas podem facilitar o deslocamento e evitar o estresse no trânsito.

Na manhã desta segunda-feira (22), a rodovia Amaral Peixoto apresentou pontos de retenção na altura da Barra de Macaé e próximo ao Parque de Tubos. De acordo com o diretor de fiscalização de trânsito da Mobilidade Urbana, João Michel Justino, as melhorias no corredor, iniciadas em 2009, trouxeram mudanças no comportamento como, por exemplo, os condutores que começaram a sair mais tarde de casa, pois, encontravam mais tranquilidade no trajeto.

- O trânsito é algo dinâmico, novas medidas trazem novas atitudes. Ainda assim, é preciso que cuidados simples como planejar o percurso antecipadamente e não sair de casa com horário apertado sejam tomados para evitar retenções, afirma.

Transporte de crianças precisa ter atenção

O alerta da Secretaria de Mobilidade Urbana é ainda para os cuidados com os pedestres que passam a engrossar as vias, em especial às crianças, que tanto a pé ou dentro dos veículos precisam ter atenção especial.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o transporte de crianças em veículos só pode ser feito no banco da frente para aquelas com idade acima de 10 anos. Já no banco é preciso utilizar os seguintes dispositivos de segurança:

- Até 1 ano ou 9 kg - devem ser transportadas no bebê conforto;
- De 1 a 4 anos ou 18 kg – cadeirinha;
- de 4 a 7 anos – assento de elevação;
- acima dos 7 anos – cinto de segurança, resguardando a avaliação dos responsáveis pela manutenção do assento de elevação.

Vale ressaltar que a resolução do Contran de 2008 começa a ser fiscalizada em 9 de junho deste ano.