XI edição da Escola de Redução de Danos tem aula inaugural

17/04/2024 15:55:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

A palestra foi ministrada pelo doutor em Ciências Sociais Dênis Petuco

A aula inaugural da XI edição da Escola de Redução de Danos de 2024 foi ministrada nesta quarta-feira (17), na Casa da Criança e do Adolescente. Com o curso "Abordagem em Redução de Danos ao Uso Prejudicial de Álcool, Tabaco e outras Drogas - Práticas na Produção da Vida", a programação segue até o mês de dezembro, com cerca de 40 participantes.

O palestrante desta tarde foi o pesquisador em saúde pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Dênis Petuco. Ele é Doutor em Ciências Sociais, com tese sobre a constituição de um "campo das drogas" no Brasil.

"Quem é envolvido com o uso de drogas acaba sendo considerado como tendo envolvimento com o crime. Isso é uma carga de preconceito que atinge fortemente a qualidade de vida das pessoas. Quando a gente pensa numa estratégia de cuidado pautada nos direitos humanos, vamos pedir ajuda para outras áreas, como desenvolvimento social, cultura, educação, trabalho, moradia... A partir daí vamos tentar construir modos de cuidados que rompam com a antiga ideia do foco na abstinência, na proibição e criminalização das pessoas", explicou.

Na última quarta-feira (10) foi realizada a apresentação de objetivos, história, cronograma e metodologia da escola. São 208 horas entre aulas teóricas e práticas, oferecidas semanalmente de forma presencial. O curso é direcionado a profissionais das diversas áreas de atuação, de nível superior ou Médio com prática; alunos das instituições de Ensino Superior e estudantes do curso técnico de Enfermagem, que sejam moradores do município e cidades vizinhas.

Durante o curso são abordadas as seguintes áreas do conhecimento: Ciências do Cuidado e Paradigma Científico Sistêmico. Na próxima quarta-feira (24) a abordagem destacada será "SUS e a Atenção Integral para usuários de álcool".

A atividade é da Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenação Geral de Políticas sobre Drogas (CGPOD), vinculada à Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Serão certificados os alunos que cumprirem frequência mínima comprovada de 75% nas aulas teóricas e nas aulas práticas. Os certificados serão emitidos pela Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio.

Acesse a programação completa aqui.


Fotos Relacionadas