Zoonoses intensifica combate ao aedes aegypti

16/02/2009 14:18:31 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Agentes do CCZ estão percorrendo as residências do Centro para eliminar os focos e criadouros da dengue

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde de Macaé intensifica suas ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue nesta segunda (16) e terça-feira (17), no Centro. Os agentes estão percorrendo as residências do bairro para eliminar os focos e criadouros do vetor.

- As prevenções são feitas o ano inteiro, mas em especial e de maneira intensificada nessa época do ano, pois há maior incidência de chuvas e os riscos de focos de proliferação do mosquito tendem a aumentar, explica o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos.

O município atualmente conta com 130 agentes que atuam de forma direta na prevenção e combate à doença. “A população tem ajudado muito no combate a dengue, mas sempre é bom reforçar a idéia de prevenir a doença”, completou.

Homeopatia – A Campanha de Homeopatia contra dengue continua nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O medicamento, indicado para pessoas de todas as idades, é uma medida complementar às ações de combate e controle da doença, realizadas pela prefeitura de Macaé, em busca de conter e minimizar a evolução dos sintomas e os agravos da dengue.

Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, após a implementação de novas medidas no combate ao mosquito da dengue e o trabalho permanente dos agentes do CCZ, o município conseguiu reduzir o número de casos confirmados da doença em 65% em 2008.

Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao aedes aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.