“Cidade Ocupada” comemora ano da França no Brasil

06/11/2009 15:09:17 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Arquivo Secom

A prefeitura incentiva a realização de eventos como esse que valorizam a cultura

Macaé vai se transformar num grande palco da Cultura Hip Hop. A partir desta segunda-feira (9) começa o “Cidade Ocupada” festival bienal de dança em espaços urbanos que se propõe a “promover um campo de diálogo e estética da Cultura Hip Hop”. O evento tem apoio da prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, da Termoelétrica UTE e faz parte da programação oficial do ano da França no Brasil, certificado pelo Cultures France e o Ministério da Cultura do Brasil.

O “Cidade Ocupada” vai acontecer em diversos espaços urbanos, como a Praça Veríssimo de Mello, que sediará a abertura do evento na segunda-feira a partir das 10h. O evento é produzido pela El Climamola Agência de Projectos Artísticos, Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CIEM.h2) e pela Companhia e Escola de Formação em Dança Membros.

Além das apresentações de dança estão programados diversos eventos paralelos como ações de formação (palestras, debates, workshops etc), mostras (exposição de fotos, vídeos etc), mostras (exposição de fotos, vídeos, entre outros), atos públicos, instalações, festas e performances diversas (Vjs, DJs, Graffiti, Audiovisual, Moda, entre outros).

- O objetivo final é a socialização de artistas e público na exploração de´novos territórios´. Já fazemos esse evento de dois em dois anos. É um festival de dança dentro do Hip Hop A participação do projeto Cidade Ocupada dentro da Programação do Ano da França no Brasil se deve, sobretudo, ao reconhecimento internacional da Cia. Membros – circuito que faz parte do projeto Cidades que Dançam (CQD) – explica Dilma Negreiros, do Ciemh2.

Os espetáculos serão apresentados por companhias de dança locais, nacionais e internacionais como a Membros; DI – Macaé; Lakka (de Uberlândia – MG); Cia Híbrida (RJ); Cie. Farid` O (França); Projeto Benin (África), entre outras. Os eventos terão ainda participações especiais de Crew Graffiti em Movimento, Banda Art.1, MC Slow, DJ Avellar e DJ Marlom.

- A prefeitura incentiva a realização de eventos como esse que valorizam a cultura e a aproximam do público, pois os espetáculos serão apresentados em diversos pontos da cidade e gratuitamente -, disse o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes.

Confira abaixo a programação:

ABERTURA – dia 9
10h - Cerimônia oficial na Praça Veríssimo de Melo

PARALELO -apresentações da Banda ART.1, DJ Nino, MC Slow, Crew Graffiti em Movimento e convidados
16h - Workshop com João Carlos da Cia. Membros e Farid da Cie. Farid´ O, na Praça Veríssimo de Melo. Participação: MC Slow e DJ Nino.

DANÇA URBANA
18h – apresentações do Projeto Hip Hop França-Brasil, Lakka e Membros Cia de Dança, na Praça Veríssimo de Melo
19h - apresentações da DI Cia de Dança, URB e Cie. Farid O´, no Terminal Rodoviário

PARALELO
20h30m - ´The Wall´, intervenção de vídeodança, em frente ao prédio da av. Rui Barbosa, nº 270 (prédio da Galeria da História de Macaé). Apresentação: VJ Felippe Itagiba.

CIDADE OCUPADA
10h- ocupação do Terminal Rodoviário, Av. Rui Barbosa 467 (em frente à Casa do Estudante) - Av. Rui Barbosa 614 (em frente à Câmara ao Bradesco) - Av. Rui Barbosa 270(em frente o prédio da Galeria História de Macaé), Praça Veríssimo de Melo (ocupação especial da Cia Híbrida) e Teatro Municipal de Macaé (hall)

DANÇA URBANA
11h30m – apresentações da URB, Lakka, Farid O’, DI Cia de Dança e Projeto Hip Hop França-Brasil, av. Rui Barbosa, 270.

PARALELO
17h – ´A Cidade e o papel do artista na contemporaneidade´, mesa redonda na Cidade Universitária, com mediação de Paulo Azevedo, com Renato Negrão, Renato Cruz, Taís Vieira e Farid.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
20h – Espetáculo Corpo Aberto, no Teatro Municipal de Macaé, participação do DJ Marlon.

CIDADE OCUPADA
10h - ocupação do Terminal Central – Estação Free Style, av. Rui Barbosa 467 – Estação House (em frente à loja Casa do Estudante), na av. Rui Barbosa 614- Estação Lockin - Av. Rui Barbosa 270-
Estação Poppin (em frente o prédio da Galeria História de Macaé)
Praça Veríssimo de Melo – Estação Hip Hop (ocupação especial da Cia Híbrida) e Teatro Municipal de Macaé (hall)- Estação Breakin

DANÇANDO A RUA
11h30m - interferência de 15 artistas, da Av. Rui Barbosa 614, Av. Rui Barbosa 566 (em frente à Câmara dos Vereadores)

PARALELO
12h – ´O Artista, a cidade e o governo´, ato público com microfone aberto ao público, incluindo técnicas de Slam e apresentação de DJ Jeff e MC Slow

Tarde:
17h - Workshop com Renato Negrão, na Praça Veríssimo de Melo

ENCERRAMENTO
19h - Festa Hip Hop em comemoração ao dia Internacional do Hip Hop, na Praça Veríssimo de Mello, com apresentação de DJ Nino e Mc Slow.

PARALELO
Instalação no Caminhão Baú com DJ Avellar

*De segunda a quarta-feira (11), das 10 às 18h, o Caminhão Baú, símbolo da Cidade Ocupada, funcionará com exposição de fotos e vídeos, entre outras atividades.

Audio

Entrevistado: Dilma Negreiros (Ciemh2)
Reporter: Wilton Santos