“Dançando com Luzes” emociona na Escola Polivalente

19/06/2008 14:18:04 - Jornalista: Andréa Lisbôa

O espetáculo “Dançando com Luzes”, apresentado pelo grupo do Núcleo de Dança Portadores de Alegria, emocionou, na tarde de quarta-feira (18), os alunos do 6º ano e professores da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. O espetáculo de dança contemporânea, dança-teatro e poesia realizado por bailarinos portadores de necessidades especiais, é composto por quadros interligados com textos de Carlos Drummond, Manoel Bandeira, Paulo Leminski, Chacal, Murilo Mendes, entre outros grandes poetas.

“Não tenho palavras”, disse emocionada a estudante de 11 anos, Jéssica Aparecida Souza dos Santos. Fabiano Fernandes Ferreira, de 13, ficou impressionado: “Mesmo com dificuldade de movimentos, eles conseguem fazer uma apresentação muito boa”. Raiana de Souza Nascimento, também de 11 anos, comentou: “Tem gente que ainda tem preconceito. Mas isso é uma bobagem”. Felipe Hastenraiter de Carvalho, 11, sintetizou: “Os deficientes são normais e podem fazer muitas coisas”.

A coordenadora pedagógica da escola, Ana Cecília Gomes Chagas, elogiou a iniciativa do Núcleo de Dança Portadores de Alegria e da prefeitura, por meio da Fundação Macaé de Cultura, que apóia o projeto. O núcleo foi um dos 15 selecionados pelo edital público de seleção promovido pela Fundação, o Ação Macaé Cultural. “Eles mostram que nada é impedimento para uma vida ativa. O espetáculo foi bom tanto para alunos, quanto para os professores”, disse a coordenadora, que ressaltou a importância da dança como uma das melhores formas de integração.

Onze bailarinos compõem o espetáculo que tem coreografias de Ademir Martins. O núcleo da Ong Portadores da Alegria, presidido pela bailarina Vânia Tolipan, tem como objetivo a arte-terapia, alcançando excelentes resultados. O telefone da entidade para informações é 2762-1767 e 2762-2429.