“Esgoto Zero” continua atuando no município

04/06/2009 16:28:56 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

Fiscais identificaram ligações clandestinas de esgoto nos Cavaleiros

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb) juntamente com funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) estiveram na manhã desta quarta (3) e quinta-feira (4), na Praia dos Cavaleiros, dando prosseguimento ao programa “Esgoto Zero na Orla”.

De acordo com informações do secretário Maxwell Vaz, o objetivo principal é identificar possíveis ligações irregulares de esgoto e verificar as instalações sanitárias de casas, prédios e estabelecimentos comerciais. Ao todo, foram identificadas sete ligações clandestinas.

Segundo informações do coordenador de Fiscalização Ambiental da Semaurb, Ronaldo Lima, a ação de quarta-feira focou as casas e estabelecimentos das ruas Lindolfo Color e Bariloche.

- Estamos fiscalizando diariamente todos os estabelecimentos e casas. Quando achamos alguma ligação clandestina de esgoto nós lacramos imediatamente, informou.

Lima acrescentou que todos os novos estabelecimentos comerciais que estão sendo construídos na Orla dos Cavaleiros, bem como a da Praia Campista, serão notificados, com a finalidade de apresentar o projeto de esgotamento sanitário.

A intenção da secretaria é também de conscientizar os proprietários de estabelecimentos comerciais sobre a importância de se manter e preservar a natureza. O secretário acrescenta que a Praia dos Cavaleiros é um dos principais cartões postais do município e merece toda a atenção.

- Os donos de restaurantes, bares, entre outros estabelecimentos, devem tomar consciência que o sucesso do empreendimento dele, depende principalmente da praia limpa. Se eles jogarem esgoto in natura, eles estarão prejudicando a si mesmos e causando grandes prejuízos ao turismo, enfatizou.

Maxwell disse que quando os empresários foram construir seus estabelecimentos, foram informados de que haveria a necessidade da construção de fossas filtro ou sumidouros. “Não há necessidade, portanto, dessas pessoas jogarem o esgoto na natureza. Eles estão atacando o próprio negócio”, conclui.

Esgoto Zero – O programa Esgoto Zero, que começou em janeiro deste ano, visa acabar com as “línguas negras”, de toda orla de Macaé. A iniciativa da Prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo é contribuir para a sustentabilidade local.