“Unidos do Miramar” enfatiza delírios e devaneios em samba enredo

22/02/2009 02:26:27 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Segundo dia de desfiles dos grêmios recreativos termina com apresentação criativa da “Unidos do Miramar”

Já é domingo (22) de Carnaval e a festa continua na Linha Verde. O público que prestigia em Macaé as comemorações da maior festa pagã brasileira mostra que gosta de samba e não deixa a avenida. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Miramar foi a última escola que se apresentou nesta madrugada, encerrando o segundo dia de desfiles dos grêmios recreativos.

A escola mostrou luxo e criatividade – em algumas alas, os foliões entraram mascarados, o que caracteriza uma inovação na avenida. A Unidos do Miramar também foi marcada por grandes aparatos nos carros alegóricos e fantasias dos destaques com muitas plumas coloridas.

O Carnaval 2009 é uma realização da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) com apoio da prefeitura de Macaé, por meio das secretarias envolvidas. O prefeito Riverton Mussi assistiu aos desfiles no chão e destacou a qualidade dos temas e da apresentação das escolas. “A cada ano, os desfilem ficam melhores”, comentou.

Com os compositores Gago, Alexandre, Alegria e Geralda da Ilha, o carnavalesco Willian Barbosa e o presidente Marcelo Simões, a escola contou passagens notáveis de um momento histórico vivido por Dona Maria I, Rainha de Portugal, de acordo com sua interpretação sobre o mundo e sua época, na sua mudança de Portugal para o Brasil.

O Unidos do Miramar mostra toda a história da alteza real, os devaneios e as dificuldades que os escravos passaram. “E seja noite, ou seja dia, tira da fantasia, forças para espantar o mal, e de galinha a rainha vai com outras Marias, afinal de contas a loucura é Carnaval”, é trecho do enredo que finalizou a noite de samba na Linha Verde.

Confira a programação do Grupo Especial, na terça-feira:

Águia da Fronteira
Unidos dos Bairros
Pulo do Gato
Império da Barra
Castelo Imperial
Acadêmicos da Aroeira