Protection Offshore: evento começa nesta terça-feira

25/06/2012 15:06:00 - Jornalista: Simone Noronha

Com a cerimônia de abertura marcada para às 13h, no Centro de Convenções Roberto Marinho (Macaé Centro), começa nesta terça-feira (26) a quinta edição da feira Protection Offshore. Referência em atualização para os profissionais do setor, o evento tem sido peça chave para o desenvolvimento de melhores práticas em confiabilidade e integridade de ativos para o segmento offshore no Brasil.

- Há 10 anos, Macaé recebe a Brasil Offshore, a terceira maior feira de petróleo do mundo. A Protection é mais um evento especializado que no nosso Centro de Convenções. Macaé se torna cada vez mais forte como uma capital de eventos, com três a quatro feiras por ano, e isso agrega um valor a mais para a cidade, disse o prefeito Riverton Mussi, que estará presente na cerimônia de abertura.

Na pauta deste ano, ganham destaque os temas relacionados à segurança e meio ambiente. A programação é elaborada pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), e o evento conta com a organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado, promotora internacional de eventos que tem em seu portfólio de “Oil & Gas” as feiras World Future Energy Summit, Brasil Offshore, Santos Offshore e SPE Offshore Europe. Durante o encontro acontece ainda as Rodadas de Negócios, organizada pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), com o objetivo de formar parcerias e novos projetos na área offshore.

Entre os palestrantes, estarão representantes da empresa Chevron. Segundo o diretor da Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento, Igor Tavares, a empresa americana irá dar detalhes sobre o vazamento de 2,4 mil barris de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, no final do ano passado. "A Chevron fará um estudo sobre o caso. Será a conferência que deve reunir o maior número de pessoas durante a Protection", diz.

No Brasil, a Protection Offshore acontece em um momento que o mercado reavalia suas práticas e o governo impõe maior controle à fiscalização dos protocolos de segurança do setor. Durante os três dias, as palestras terão como foco as normas nacionais e internacionais utilizadas nos processos de extração, importação e exportação do petróleo.

De acordo com Igor Tavares, com os avanços do país na área de petróleo e gás, aliados à estabilidade econômica, o Brasil tem em mãos a oportunidade de criar e estabelecer seus próprios padrões e tornar referência também no que tange a normatização do setor.

- É isso que a Protection Offshore vem mostrando edição após edição. Com encontro do mais alto escalão das empresas e associações para discutir as melhor práticas do setor, temos constituído um fórum com o poder de direcionar as decisões estratégicas ligadas a segurança, saúde e meio ambiente deste mercado, comentou, lembrando que o evento é realizado a cada dois anos e nesta edição tem patrocínio da Petrobras, Governo Federal e MHAMSI Engenharia e Consultoria.

A grade completa do evento está disponível em www.protectionoffshore.com.br.