Prefeitura incentiva a agricultura familiar

09/08/2022 16:35:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

Abóboras são produzidas no assentamento Prefeito Celso Daniel

Um caminhão carregado com 7,5 toneladas de abóboras deixou o assentamento Prefeito Celso Daniel (às margens da BR-101), na manhã desta terça-feira (9), rumo ao município de Araruama, na Região dos Lagos. O veículo que realizou o transporte, a partir do lote de Francisco Carlos Fernandes Soares, pertence à Prefeitura de Macaé.

Auxiliar no escoamento da produção é uma das várias contribuições do município junto aos agricultores familiares.

Tudo começa com a preparação do terreno, a partir da análise do solo, realizada em um laboratório da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), em Campos dos Goytacazes.


"A segunda etapa é corrigir o solo incorporando o calcário, cedido pela Prefeitura. Esse serviço é feito por um trator da Secretaria de Agroeconomia de Macaé, quando não temos condição de contratar o trabalho de forma particular", explicou Francisco Soares, acrescentando que a municipalidade também doa adubos.


Francisco é um dos cerca de 50 produtores rurais de Maria Amália, um dos três glebas (espécie de bairro) do assentamento Prefeito Celso Daniel. O lote dele é de aproximadamente 10 hectares (o mesmo que 100 mil metros quadrados). No local ele trabalha com a esposa, a filha e o genro. E realiza a contratação de mão de obra temporária quando se faz necessário.

Produção diversificada
Há produção, além de abóbora, também de alface, couve, cebola, cebolinha, aipim e batata doce. A expectativa, agora, é pela primeira safra de coco, no final do ano que vem. A colheita esperada é de 30 mil unidades. Para tanto, Francisco conta com a assistência técnica prestada por agrônomos da Prefeitura de Macaé.


"A política pública precisa acontecer. O município ganha, o produtor tem condições de trabalhar e o alimento é de qualidade, fazendo com que a sociedade consuma um produto saudável e digno. Por todo esse contexto, os auxílios oferecidos pela Prefeitura de Macaé são fundamentais", enumerou o produtor.


Vários serviços

A Secretaria Municipal de Agroeconomia realiza as seguintes ações: assistência técnica para a produção, doação de calcário e adubo químico, preparo mecanizado dos solos, transporte de esterco e insumos, e apoio à comercialização.


"Ao todo são 180 atendidos. Está aberta a nova chamada pública para fornecimento da alimentação escolar, com a participação de 93 famílias de Macaé. As ações auxiliam na produção, diminuindo dificuldades e garantindo maiores rendimentos. A consequência é o fortalecimento do eixo econômico da agropecuária", pontuou o Secretário de Agroeconomia, Carlos Eduardo Jardim.


Fotos Relacionadas