Vacinação antirrábica para equinos e bovinos prossegue em Macaé

12/07/2022 16:41:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Serão disponibilizadas 200 doses para cada proprietário

A campanha de vacinação antirrábica para equinos e bovinos prossegue no município. Os proprietários desses animais devem procurar a Secretaria de Agroeconomia. Serão disponibilizadas até 200 doses da vacina para cada proprietário.

O Secretário de Agroeconomia, Eduardo Jardim, explica que o dono do animal poderá levar as doses ou solicitar a presença de um dos veterinários. "Se o proprietário quiser, um veterinário da secretaria vai até a propriedade para realizar a vacinação. Basta que o interessado agende o dia", explicou.

Em caso de dúvidas, o proprietário desses animais poderá consultar um médico veterinário disponibilizado pela Secretaria de Agroeconomia. É importante vacinar o animal, pelo fato de ser uma doença infectocontagiosa.

A raiva bovina se caracteriza por sintomatologia nervosa. É uma infecção viral, onde quase 100% dos casos são fatais, sendo transmitida por mordidas dos animais acometidos.

Os principais sintomas da doença são perda de apetite, inquietação e mudança de hábitos; andar cambaleante; salivação intensa; fezes secas e escuras e os animais podem ficar ocasionalmente agressivos.

Outras informações podem ser obtidas na própria sede da Secretaria de Agroeconomia, que fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 181, s/n, no bairro São José do Barreto - no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Telefone: (22) 2759-5309.