Caminhada Pró-Bem celebra Dia do Idoso

01/10/2022 14:13:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Moisés Bruno

Programação incluiu aula de zumba e distribuição de medalhas

O Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem) promoveu na manhã deste sábado (1º) a caminhada do idoso, na Praia dos Cavaleiros, para comemorar o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. O prefeito Welberth Rezende participou com a Coordenadora do Pró-Bem, a primeira dama Quelen Rezende, que é profissional de educação física. A mãe do prefeito, Cirlene Rezende e a mãe da coordenadora do Pró-Bem, Regina dos Santos Soares, caminharam com o grupo.

- Estamos comemorando o Dia do Idoso da melhor forma: estimulando hábitos saudáveis na rotina do público da terceira idade para uma melhor qualidade de vida - comentou o prefeito, parabenizando pelo dia e ressaltando que a prefeitura está aberta para fazer novas políticas públicas para o idoso.

A interação social de pessoas da terceira idade e o incentivo aos exercícios regulares como aliados daqueles que buscam por mais saúde a longo prazo foram apontados pela coordenadora do Pró-Bem como ganhos da caminhada. “Estamos felizes com nossos idosos, nossa Guarda Sênior. Após o período da pandemia, hoje podermos estar aqui unidos é muito importante. Temos que ter cuidado com o corpo, com a mente e essa integração com o próximo é fundamental”, destacou Quelen Rezende.

Isabel Barcelos, 75 anos, faz parte da Guarda Sênior com atuação na escola Celita Reid e exaltou que caminhadas melhoram o condicionamento físico e reduzem o estresse. “Conviver com pessoas promove troca de experiências e é uma terapia”, assinalou.

O casal Maria Aparecida Soares, de 69 anos e Domingos Soares, de 74 anos, juntos há 25 anos, participaram da caminhada. “É muito saudável, a gente fica parado em casa sem ter o que fazer, então sempre que tem eventos assim eu me integro”, mencionou Maria Aparecida. “Penso que o Alzheimer vem da inatividade cerebral, por isso é importante estar sempre em movimento”, acrescentou Domingos Soares.

Orientações nutricionais e alongamento entre as atividades
A nutricionista Simone Teixeira, professora da Unopar, prestou orientações nutricionais com participação dos alunos do curso de Nutrição da Unopar. Outros parceiros foram o Hortifruti, com distribuição de frutas, sucos e água de coco, a Qualificada e a Academia Samara Jardim.

Antes da caminhada, os participantes fizeram alongamento com a professora Samara Jardim. “O alongamento é fundamental para a flexibilidade muscular”, ensinou Samara. A caminhada saiu do posto dois da Praia dos Cavaleiros, foi até o posto um e voltou para o posto 2. No final houve aula de zumba e distribuição de medalhas.

“Trabalhei quase 40 anos em academia e estou adorando a caminhada para socializar com as pessoas”, frisou Regina dos Santos. Cirlene Rezende afirmou que quando o idoso tem um motivo para sair de casa, a tendência é que a sua saúde melhore, assim como o seu humor. “Caminhar em grupo integra a comunidade e explora uma nova atividade”, definiu.

A Coordenadora da Guarda Sênior, Vanessa Lima, participou da atividade, que contou com o apoio da Guarda Municipal, ambulância da Secretaria de Saúde, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, secretarias de Esportes e de Turismo.

Maria Fidelina, 78 anos, disse que sempre participa das atividades saudáveis para a terceira idade. “Eventos assim rejuvenescem e promovem um ressignificado para a vida”, elogiou.