Governo fortalece parcerias para garantir acesso de jovens ao primeiro emprego

26/05/2023 14:32:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Márcio Siqueira

Proposta foi discutida nesta sexta-feira (26) na reunião entre a Secretaria de Trabalho e Renda, Ministério do Trabalho e CIEE

A formatação de programas de apoio no acesso dos jovens ao primeiro emprego, seguindo como diretriz a aplicação da Lei do Jovem Aprendiz, já faz parte do planejamento prioritário realizado pelo governo junto ao Ministério do Trabalho e ao Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE).

Esta proposta foi discutida nesta sexta-feira (26) na reunião entre o secretário de Trabalho e Renda, Cristiano Gelinho, junto ao superintendente regional do Ministério do Trabalho, Alex Bolsas, e ao coordenador regional do CIEE, Humberto Lima.

A parceria visa mapear oportunidades de estágio e de aprendizado para os jovens junto às empresas locais, que participam da nova dinâmica econômica impulsionada pelo segmento de óleo, gás e energia.


“A nossa proposta é trabalhar como facilitador no caminho entre o jovem da nossa cidade e a oportunidade ofertada pelas empresas. Precisamos também agilizar os processos de contratação, com a orientação dos dois órgãos de referência como o CIEE e o Ministério do Trabalho”, destacou Gelinho.


A garantia de oportunidades para as pessoas com deficiência (PCD) e o novo perfil profissional exigido pelas empresas do segmento offshore também foram pontuadas nesta primeira reunião de trabalho, que busca ampliar as ações do governo que celebra a criação de mais de 24 mil novos postos de trabalho desde 2021.


“Macaé oferece grandes condições de desenvolver políticas de acesso ao primeiro emprego através do aprendizado. Essa parceria vai garantir oportunidades para os jovens locais”, afirmou Alex.


A reunião também contou com a participação de Leonardo Brito, gerente regional do Ministério do Trabalho, e Glauco Simas, agente de projetos da Secretaria de Trabalho e Renda.


Fotos Relacionadas