Prefeito mostra potencial de Macaé para empresários de Minas Gerais

31/05/2023 19:21:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Janira Braga e André Cabral

Prefeito busca atrair mais investimentos para Macaé, evidenciando nesta quarta-feira a grandes empresários atual cenário econômico de oportunidade de investimentos da cidade

MURIAÉ - O prefeito Welberth Rezende conheceu nesta quarta-feira (31) parte das empresas Lael Varella, em Muriaé, zona da mata mineira, com o objetivo de evidenciar o ambiente de negócios criado pelo Governo de Macaé para a atração de mais investimentos para a cidade. Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, o prefeito esmiuçou dados de Macaé como o atual cenário de oportunidade de investimentos, impulsionado pelo vigor econômico em diversos setores, inclusive a cadeia produtiva do petróleo, gás e energia.

Recebido pelo empresário Lael Varella; pelo diretor da Mila Transportes, Lael Varella Neto; pelo reitor da Faminas, Luciano Varella; pela vice-reitora Luísa Varella, o prefeito e o secretário destacaram que Macaé é o principal polo de apoio à produção de petróleo e gás do Brasil. “Macaé conta com a maior unidade de processamento de gás do país, de onde partem as duas principais redes de transportes de gás existentes”, disse o prefeito, se referindo ao Terminal de Cabiúnas, da Petrobras.

Welberth observou que Macaé ficou na primeira colocação da categoria "Indicadores Fiscais" entre cidades de grande porte e na quarta colocação no Ranking Geral entre todas as 5.570 cidades do país. A pesquisa foi realizada na edição 2022 do Anuário das Melhores Cidades Brasileiras.

- Macaé é a grande potência do interior do Estado do Rio de Janeiro, é a segunda melhor cidade do país para se investir no setor de serviços, de acordo com ranking da Revista Exame, entre os municípios com mais de cem mil habitantes, temos total potencial de crescimento, atacarejos chegaram à cidade, o Hospital da Unimed, a Rede Dor e buscamos a atração de grandes investimentos para o município que vão alavancar ainda mais a economia – afirmou o prefeito.

A fertilidade do ambiente de Macaé e a boa vontade do governo para a atração de empresas foram acentuadas. “Trabalhamos em infraestrutura, emprego, somos o maior produtor de gado confinado do Estado do Rio, o maior produtor de grãos e buscamos também grupos interessados em implantar no município plantas de produção de fertilizantes e outros que utilizam o gás como matéria-prima”, citou Welberth.

O empresário Lael Varella agradeceu a visita do prefeito às suas empresas. “Ganhei o dia, agradeço o carinho e a atenção”, pontuou Varella.

Processo de industrialização consolida Macaé como Capital da Energia

O processo de industrialização que Macaé passa foi frisado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna. “Buscamos parceiros para agregar cada vez mais o ambiente de negócios que Macaé e a Bacia de Campos estão recebendo, em torno de US$ 30 bilhões”, exemplificou Vianna, acrescentando que a ampliação do aeroporto, a revitalização de campos maduros, sediar a maior sede administrativa da Petrobras são outros atrativos de Macaé.

Vianna ressaltou que Macaé é a cidade com maior número de voos de helicóptero do mundo e já se consolida como Capital da Energia. “O governo é pautado no desenvolvimento econômico, nossos royalties são investidos em infraestrutura, atacamos o ambiente de negócios para a cidade produzir”, realçou o secretário, argumentando que a cidade absorve toda a indústria de óleo, gás e energia.

- O gás natural é o combustível de transição e trabalhamos com celeridade, segurança jurídica e eficiência para que ele seja âncora de diversas atividades que potencializarão toda a infraestrutura já existente na cidade e a que será instalada – reforçou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Macaé pode ganhar nova faculdade de Medicina

As empresas Lael Varella concentram empreendimentos de ensino, concessionárias, pneus, saúde e transportes. O grupo de empresários mostrou ao prefeito e ao secretário a Fundação Cristiano Varella, que engloba o Hospital do Câncer de Muriaé, uma referência no Estado de Minas Gerais e no Brasil, e a Faminas, centro universitário com 17 cursos de graduação. A Prefeitura de Macaé tenta viabilizar a abertura de uma faculdade de Medicina na cidade.

Na Fundação Cristiano Varella, o prefeito e o secretário também foram recebidos pelo diretor superintendente, Sérgio Dias Henriques e pelo diretor administrativo, José Alexandre.

O Hospital do Câncer de Muriaé teve oficializado o seu credenciamento junto ao Ministério da Saúde como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) em 26 de novembro de 2002, e o início pleno de suas atividades a partir de janeiro de 2003. Ocupa uma área de 101.184,80 m², com espaço edificado de 45.638,70 m². Dos pacientes atendidos no Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, 84% recebem assistência do SUS (Sistema Único de Saúde).

O reitor da Faminas, Luciano Varella, explicou que o Hospital tem como missão combater o câncer, valorizando a vida. “E nossa visão é ser um centro de excelência nacional no combate ao câncer, destacando-se pela sustentabilidade e qualidade”, definiu Luciano.

O diretor da Mila Transportes, Lael Neto, salientou que o hospital é uma referência em termos de gestão hospitalar voltada para o atendimento do SUS. “É muito importante essa troca de ideias com a prefeitura de uma cidade tão pujante que é Macaé, referência de gestão pública e em atendimento à população”, assinalou.

O reitor e a vice-reitora também apresentaram a Faminas. O campus possui infraestrutura com Central exclusiva de Atendimento ao Aluno (CAA), Salão Nobre com capacidade para 500 pessoas, cem salas de aula climatizadas, Laboratório de Simulação Realística em parceria com a Fundação Cristiano Varella, Laboratório de Realidade Virtual e 42 outros laboratórios nas diversas áreas do conhecimento.


Fotos Relacionadas