Sociedade Musical Nova Aurora celebra 150 anos com convidados especiais

01/06/2023 12:02:00 - Jornalista: Equipe Secom

A apresentação de aniversário será na próxima quarta-feira (7)

Para comemorar os seus 150 anos, a Sociedade Musical Nova Aurora, com o apoio da Prefeitura de Macaé, realizará um concerto na Praia da Imbetiba, na próxima quarta-feira (07). Marcado para 20h, o evento contará com convidados especiais, dois solistas e o grupo Raiz do Sana, que estará completando 25 anos.

Segundo o diretor artístico e maestro titular da Orquestra de Sopros Nova Aurora, Hélio Rodrigues, o concerto terá ainda a participação do maestro Bruno Py, regente da Orquestra Popular de Macaé (OPM) e professor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart).

Os solistas convidados são a soprano Anna Hannickel e o tenor Ricardo Gaio que interpretarão The Phantom Of The Opera (O Fantasma da Ópera). Anna Hannickel foi solista principal do coral das Meninas Cantoras de Petrópolis em concertos no Brasil e no exterior. Também foi solista com a Orquestra Sinfônica Brasileira no projeto Aquarius. Em 2021, Anna Hannickel foi solista no concerto histórico de reabertura do Teatro do Copacabana Palace. O soprano, que já se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles, entre outros importantes espaços culturais, faz parte do Núcleo de Ópera do Estúdio VOCE.

Já o tenor e ator Ricardo Gaio conquistou o terceiro lugar masculino no Concurso Internacional de Canto Linus Lerner Edição Brasil, em 2021. Também foi vencedor do Prêmio Recital Série Toriba Musical, no 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas 2021. Em 2022, fez o personagem Tristão na ópera Le Vin Herbé, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em abril de 2023, fez o personagem Dilermando de Assis na ópera Piedade.

O maestro convidado, Bruno Py, é doutor em Música pela UniRio, o premiado contrabaixista e arranjador (Rio Jovem Artista 2003, Prêmio TIM 2008, Rádio MEC e Nacional 2010) tem três discos autorais gravados e dezenas de participações em variadas produções e espetáculos.

Este concerto recebe apoio da Prefeitura de Macaé, através das secretarias de Cultura, de Turismo, de Comunicação, entre outras, e esta temporada artística recebe apoio da Comercial Troyka, Arco Íris Petrotintas, Fox Treinamentos, Instituto Ekloos e Sou Casa.


Nova Aurora

Fundada em 8 de junho de 1873, a Orquestra de Sopros Nova Aurora, atualmente, é composta por 62 músicos, profissionais e amadores que, em sua maioria, receberam formação musical na instituição. Neste mês de maio, seu título de Patrimônio Cultural Imaterial de Macaé foi aprovado pelo Legislativo Municipal. Também este mês, a orquestra foi selecionada pelo projeto Incubadora Cultural Conexões Musicais da Orquestra Sinfônica Brasileira. Desde 2008, pela lei 5.215/08, a instituição já é Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro.


A apresentação

A Nova Aurora já foi convidada a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles e no Salão Leopoldo Miguez da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No palco que será montado na Praia de Imbetiba, ela se apresentará com violoncelo, contrabaixo acústico, piano, flauta, flautim, oboé, fagote, clarineta, clarineta contrabaixo, clarineta baixo, saxofone alto, tenor e barítono. E ainda trompetes, trompas, trombones tenores, trombones baixos, tubas e bombardino, bateria, tumbadora, triângulo, xilofone, vibrafone, glockenspiel, quarteto de tímpanos, gongo chinês, bumbo sinfônico.

Entre alguns dos regentes que passaram pela história da Nova Aurora estão: Jorge Tardelli, Benedicto Passos (Tinho), José Bastos (Siri), Gelson Porto e Carlos Jorge. Este ano, Hélio Rodrigues completa 18 anos como diretor artístico e maestro titular da Nova Aurora. Ele está há 30 anos na banda. Foi aluno e depois músico por 12 anos. Ao assumir a regência, o presidente mais jovem da história da Nova Aurora transformou a banda em sinfônica. Ele está há 9 anos gerindo a instituição, três mandatos.


“Estar liderando esta Orquestra nestes 150 anos me dá um sentimento de realização. Durante estes 18 anos que estou à frente deste grupo, nós amadurecemos e crescemos tecnicamente e musicalmente. A Orquestra de Sopros Nova Aurora é uma das mais importantes do gênero no estado. Temos como objetivo a execução da música para sopros e percussão em seu mais alto nível. Me sinto orgulhoso deste grupo fantástico”, diz o maestro.

 

Raiz do Sana

Comemorando 25 anos, a banda Raiz do Sana, referência do forró pé-de-serra, é convidada do evento comemorativo da Nova Aurora. A banda, que nasceu no Vale do Sana, distrito na Região Serrana de Macaé, foi inicialmente inspirada pelos ritmos nordestinos, mas se propôs ir além, fazendo uma fusão dos xotes, xaxados, maracatus e baiões com outros ritmos e elementos, como o rock, a salsa, o samba, e o soul.

A partir desta mistura, o grupo desenvolveu uma sonoridade própria. Seu repertório dançante, conta com canções autorais. O Raiz do Sana, que já recebeu o prêmio SESI, tem CDs autorais. Em 2009, lançou seu quarto trabalho, o DVD Raiz do Sana ao Vivo, uma retrospectiva dos maiores sucessos. O show foi gravado na Fundição Progresso e contou com as participações especiais de Elba Ramalho e Marcelo D2. Em 2011, 2012 e 2022, a banda fez turnês internacionais, com shows na Itália, Portugal, França, Holanda e Alemanha. Em 2014, veio o quinto álbum, Fio da Navalha.


Programa

Hino de Macaé

Letra: Antônio Alvarez Parada/Música: Lucas Vieira/Arranjo: Bruno Py

Primeira parte - Maestro titular: Hélio Rodrigues

Prelúdio da Ópera Carmen

Los Toreadores

Georges Bizet/Arr: Tohru Takahashi

III ato da Ópera Turandot - Nessun Dorma

Giacomo Puccini/Arr: Jefferson Chagas

Solista: Ricardo Gaio - Tenor

The Phantom Of Opera - Suite

Andrew Loyd Webber/Arr: Marcus Almeida


Abertura

Think Of Me

All I Ask Of You

Theme

Solistas: Anna Hannikel - Soprano e Ricardo Gaio - Tenor

Segunda parte - Orquestra de Sopros Nova Aurora e Raiz do Sana

Arranjos: Gilson Santos

Abertura Raiz 150

(Para Orquestra de Sopros)

Ovini

Pio da Ave

Catarina

Andando na Noite

Amor dos Amantes

Pr'oce

Pedro Mila