Fenômeno no atletismo feminino macaense se destaca em competições nacionais e internacionais
Foto: Divulgação
A atleta Hakely da Silva se destaca no atletismo em competições nacionais e internacionais
Considerada como um fenômeno no atletismo feminino macaense, a estudante de apenas 16 anos de idade, do Ciep Municipalizado 455 Maringá, no Campo D'oeste, Hakelly de Souza Maximiano da Silva, vem se destacando em competições nacionais e internacionais. A atleta é beneficiária do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Macaé.
Com menos de três anos de treino já conquistou resultados muito expressivos. Recentemente, de acordo com o seu técnico, Hiller Franco Entringer, professor da rede municipal e Técnico em Esportes da Secretaria municipal de esportes, fez algo impressionante.
No Troféu Brasil, competição da categoria Adulta, que reuniu os melhores atletas do país, em São Paulo, de 31 de julho a 3 de agosto, ficou em 4° lugar na prova dos 100 metros, quebrando os recordes Brasileiro e Sulamericano sub 18, com a marca de 11"37, superando a marca de 11"39 que era de 2005; e conquistou a medalha de Prata na prova dos 200 metros, vencendo atletas com experiência olímpica e também bateu o recorde da prova na categoria sub 18, com a marca de 23"30, superando a marca de 23"35, de 2019”, contou.
Ele acrescenta que seus recordes devem durar muito tempo. A atleta faz parte do Programa Atletismo Macaé, que é desenvolvido no Ciep Maringá, uma parceria entre a escola, a Secretaria Municipal de Esportes e a Secretaria Municipal de Educação, com patrocínio da Etesco Construções e Comércio.
HaKelly conta que o seu ritmo de treinos é intenso. “Realizo os meus treinos na pista de atletismo da escola onde estudo e complemento no Studio Supera, parceiro do programa de atletismo”, diz.
Ela acrescenta contando que venceu todas as competições nacionais das categorias de base que disputou, os Jogos Escolares da Juventude ( para estudantes de até 17 anos), os campeonatos brasileiros sub-16, nas provas de 75 e 250 metros rasos e sub-18 nas provas de 100 e 200 metros em 2023, com apenas 14 anos.
Já em 2024 ela lembra que venceu o campeonato brasileiro sub-20 e sub-23, nas provas de 100 e 200 metros rasos, com apenas 15 anos, além de se tornar Bicampeã dos Jogos da Juventude nestas mesmas provas.
Em 2024 também conquistou medalhas em competições internacionais, no campeonato sul-americano sub-18 e sub-20, na Argentina e no Peru respectivamente. Disputou a Gymnasiade internacional no Bahrein e os campeonatos mundiais de atletismo sub-20 no Peru.
Foi eleita por um júri técnico e pela imprensa a Atleta Revelação do país no atletismo e foi premiada pela Confederação Brasileira de Atletismo em São Paulo.
Já neste ano, foi tri campeã nas provas dos 100 e dos 200 metros rasos no Campeonato Brasileiro sub-18, no mês de junho em Cuiabá/MT e venceu as mesmas provas no Campeonato Ibero Americano sub 18, em Assunção - Paraguai, no mês de julho.
Novos desafios
Os novos desafios para a atleta Hakelly e seu técnico Hiller não param e para este ano, a jovem atleta tem pela frente os Jogos da Juventude, o campeonato brasileiro sub-20 em setembro, o Sulamericano sub 20, em Lima - Peru, em outubro.
Hiller acredita que Hakelly deve ser convocada também para o Pan-americano sub 20, em Vilavicencio na Colômbia, no início de novembro.
“Hakelly vem se tornando um grande destaque do Atletismo brasileiro, gera uma grande expectativa para o futuro. Com 16 anos já se coloca entre as melhores na categoria Adulta e já é forte candidata a representar o país nas olimpíadas de 2028 em Los Angeles nos Estados Unidos. Estamos traçando como meta a conquista de uma medalha olímpica para o país e para Macaé”, conclui.