Casa cheia para ouvir Nei Lopes

07/09/2022 15:25:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Bruno Campos

A transmissão de informações da cultura afro-brasileira foi um dos objetivos do evento

De casa cheia, o pesquisador das culturas africanas, compositor, cantor e escritor, Nei Lopes, foi o convidado da primeira edição do 'Falas Negras - Os ancestrais do Futuro', que aconteceu na noite de terça-feira (6), na Rinha das Artes.

"Nestes 80 anos que completei em maio, acho que acumulei uma especial quantidade de informações que é muito importante transmitir para as gerações posteriores, para o futuro, deixar este legado para quem se interessar pelos assuntos pelos quais me interesso", disse Nei Lopes.

Nascido em Irajá, o mais novo de uma prole de treze filhos, Nei Lopes foi o primeiro da família a superar as barreiras dos ensinos Médio e Superior. Ele, que se formou bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da antiga Universidade do Brasil, atual UFRJ, na última semana, recebeu láurea do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) por sua atuação em defesa dos Direitos Humanos e do Estado Democrático de Direito.

O pesquisador, que já foi homenageado com a Medalha da Ordem de Rio Branco, é Doutor Honoris Causa por três universidades federais e uma estadual. Ele tem 20 livros publicados, vasta discografia, prêmio pela defesa dos Direitos Autorais e um Prêmio Shell de Teatro por música.

O evento foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção para Igualdade Racial. A secretária da pasta, Zoraia Braz, fez a mediação entre Nei Lopes e o público. Ela ressaltou que o evento integra o 'Programa de Ações Afirmativas Ojú', iniciativa que envolve outras secretarias, como a Educação, a Cultura, o Desenvolvimento Econômico e o Turismo.

"Nei Lopes contribui com a nossa cultura com sete dicionários, enciclopédias, contos, romances e músicas. Todas obras afro-centradas. É uma honra ouvi-lo falar", frisa.

Também estiveram presentes ao evento a secretária de Educação, Leandra Lopes, representantes da Cultura, professores, artistas, músicos e poetas.