Panfletagem marca o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial

21/03/2023 14:26:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

Durante a semana, atividades semelhantes vão ser promovidas em outros bairros

Não basta não cometer racismo. É preciso ser antirracista e combater essa prática tão comum no dia a dia, mesmo se tratando de um crime. E nesta terça-feira (21), Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições Africanas e Nações do Candomblé, a Secretaria Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial promove uma panfletagem com informações sobre o tema.

A ação de hoje é para lembrar o dia 21 de março de 1960, com a morte de 69 pessoas que protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde pessoas negras podiam circular, conhecido como massacre de Shaperville.


"Estamos com essa tenda e esse panfletos para informar sobre e combater o racismo. A nossa arma é o conhecimento. Também estamos pontuando a existência e os serviços da nossa Secretaria , que existe há um ano. O conhecimento empodera e temos que aproveitar os lugares de fala porque, embora diferentes, somos iguais perante a lei", explica a assessora da Secretaria, Yaisa Carolina Nunes dos Santos.


Yaisa acrescenta que a Secretaria Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial é um meio para quem precisar se informar ou até mesmo denunciar algum caso de racismo. "É um espaço onde podemos orientar. Neste um ano de atuação, já recebemos algumas denúncias, principalmente de pais cujos filhos sofrem preconceito nas escolas e que não sabem como agir nesses casos. O racismo destrói, mata", observa a assessora.

Além do espaço físico e de acolhimento da Secretaria, a prefeitura mantém, ainda, o Disque Racismo, por meio do número (22) 99244-7709, que funciona 24 horas com a finalidade de destacar a identificação de comportamentos racistas e discriminatórios (cor, etnia, religião, idade, deficiência ou gênero) e para acolhimento às vítimas. Macaé criou, também, o Estatuto Municipal da Igualdade Racial, previsto na Lei 4.942/2022, sancionada pelo prefeito Welberth Rezende.

A Secretaria Municipal de Políticas de Promoção e Igualdade Racial funciona no Centro Administrativo Luiz Osório, 1º andar, das 8h às 17h. Os telefones de contato são: (22) 2765-8700 - ramal 248 e o Disque Racismo: (22) 99244-7709. E-mail: seppirmacae@gmail.com.

Outras ações - As atividades que marcam o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial prosseguem na próxima quinta-feira (23), com panfletagem em diversos pontos e bairros, como Centro, Nova Holanda, Cidade Universitária, Aroeira e Malvinas.

Já no sábado (25), a abordagem sobre o tema e outros assuntos relacionados ao racismo serão destacados no “Prefeitura Presente”, na quadra do Morro de São Jorge, de 9h às 16h.


Fotos Relacionadas