logo

‘Professor Investigador’ debate história do Canal Macaé-Campos

23/08/2012 11:51:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Maurício Porão e Bruno Campos

Muita informação sobre a história do canal Macaé-Campos foi passada para cerca de 40 professores na última semana no Solar dos Mellos. A doutora em História e professora Ana Lúcia Penha, falou sobre esse tema no projeto Professor Investigador 2012. Também estiveram presentes pessoas interessadas na História do município de Macaé.

Ana Lúcia defendeu tese no dia cinco de junho de 2012 na Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre a construção do Canal Macaé-Campos, sob o título “Nas Águas do Canal : Política e Poder na Construção do Canal Macaé – Campos (1835-1875)”.

A historiadora chamou a atenção para a necessidade de revisão da história local que afirma ter sido o canal, inaugurado em 1872, condenado à obsolescência com o funcionamento da Estrada de Ferro Macaé a Campos.

- Na verdade, o que leva o Canal ao seu fim foi o fato de a navegação ser insatisfatória, com por frequentes problemas de alagamentos, insuficiência de água e desmoronamentos ao longo de seu funcionamento, conta Ana Lúcia.

Ela analisou questões relativas sobre a política imperial e sobre a administração da Província do Rio de Janeiro. O funcionamento da estrada de ferro cumpriu o objetivo esperado para o canal. A ferrovia Macaé a Campos, juntamente com outras estradas de ferro da região, como a Campos - São Sebastião e a Carangola, favoreceu a ligação do norte fluminense com áreas do sul de Minas Gerais e Espírito Santo.

A historiadora aponta também para a utilização do trabalho livre nas obras de construção do canal, mostrando não ter sido o trabalho escravo a única opção de mão de obra ao alcance dos vários arrematantes envolvidos na construção do canal. A pesquisa descortina ainda aspectos do desenvolvimento econômico do norte fluminense no século XIX, mostrando o grande dinamismo de Campos dos Goytacazes nas décadas de 1880 e 1890 e apontando para a necessidade de retomada da pesquisa empírica em áreas tidas como “decadentes” da província fluminense, a exemplo dos trabalhos que tem sido desenvolvidos pelo historiador Walter Luiz Pereira (UFF- Campos) para Campos dos Goytacazes.

Projeto Professor Investigador

Para proporcionar aos professores conhecimentos que produzam debates, pesquisas e ensinamentos a respeito de Macaé e região, a Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura realiza o projeto “Professor Investigador”. No ano passado os temas foram sobre o Rio Macaé e Migração na cidade. A coordenadora desse projeto é a historiadora e professora Gisele Muniz.

Os interessados em saber um pouco mais sobre a história do Canal Macaé-Campos podem ligar para o Solar dos Mellos (22) 2759-5049. Existe a possibilidade de tudo isso ser publicado num livro, fato que facilitaria a vida dos pesquisadores, amantes da cultura e professores.


Fotos Relacionadas