O projeto “Protagonismo Juvenil” está sendo realizado na rede municipal de ensino com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, o projeto que está percorrendo todas as unidades de Ensino Fundamental. A finalidade é levar mensagens de motivação e diálogos quanto à importância dos estudos, prevenção da violência e solução de conflitos no âmbito escolar e também no pessoal.
Idealizado pela secretária de Educação, Marilena Garcia, o “Protagonismo Juvenil” está sendo marcado pelo sucesso: "Este projeto marcou a trajetória daqueles que passaram pelo programa Mulheres da Paz, Cetep, Escola de Qualificação e Colégio de Aplicação (CAp). Devido ao sucesso, percebemos a importância desta palestra nas escolas municipais para que os alunos tenham a oportunidade de ouvir a história de um servidor público municipal que, no passado, viveu em um lugar exposto a situações de risco e violência, mas conseguiu lidar com os conflitos da vida. Hoje, o pedagogo Jovenito Tavares leva seu depoimento às escolas e conta como conseguiu sair do lixão, se alfabetizar com 17 anos, passar em concursos públicos e se formar em duas faculdades e concluir cursos de pós-graduação e mestrado em Educação e Gestão Ambiental", ressaltou.
A secretária de Educação também pontuou que, com o projeto, está sendo realizado o estudo sobre as percepções da juventude sobre as formas de conflitos e violências que cercam cotidiano escolar, bem como seus espaços de convivência fora do ambiente escolar:
- Também temos a proposta de compreender como os estudantes relatam os diferentes conflitos sociais que vivenciam dentro e fora do ambiente escolar, bem como as formas de confrontos que são identificadas e compartilhadas pelos jovens da rede municipal - salientou Marilena Garcia.
Este ano, as palestras do projeto já foram ministradas nas escolas municipais Zelita Rocha, Elza Ibrahim, Wolfango Ferreira, Cláudio Moacyr, Samuel Brust, Polivalente Anísio Teixeira e Maria Letícia Peçanha. Na lista de visitas também estão as unidades da Serra, como Raul Veiga e Pedro Adami. Os dirigentes interessados podem solicitar a palestra do projeto encaminhando um ofício para a Subsecretaria de Ensino Fundamental.
Ministrado pelo integrante da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Jovenito Tavares, o projeto segue a proposta de levar aos alunos mensagens que destacam as possibilidades que podem ser alcançadas: “Fico feliz em poder participar deste projeto. Apresento um vídeo com situações da vida real, como questões de enfrentamento com relação às drogas e a violência e os confrontos do dia-a-dia, focando em fatores como exclusão social e vulnerabilidade”, explicou.
Jovenito completa dizendo que o “Protagonismo Juvenil” possibilitou a criação de um elo de relacionamentos entre os estudantes e educadores: “O projeto visa contribuir na motivação diante das situações de conflitos interpessoais no âmbito escolar. A intenção é contribuir com a melhoria das inter-relações entre a comunidade escolar e a vontade dos estudantes prosseguirem nos estudos com determinação e coragem”, disse Jovenito.
Ele finaliza destacando que o projeto está alcançando resultados positivos, através da proposta apresentada e também do registro histórias e vivências de alunos, que se mostram incentivados a recuperar o tempo perdido nos estudos e alcançar oportunidades mesmo diante das dificuldades, problemas e conflitos da sociedade: “Este projeto está se destacando, com reflexos positivos na família e na sociedade, restabelecendo o diálogo e o respeito como bases do desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem”, finalizou Jovenito Tavares.