logo

1ª Conferência Municipal de Juventude será realizada hoje

14/09/2011 16:14:59 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Conferência acontece nesta quinta-feira (15), às 9h, na Cidade Universitária

Os números sempre acima da média nacional, quando se fala sobre o crescimento econômico de Macaé, também se refletem agora na 1ª Conferência Municipal de Juventude. Com mais de 500 delegados inscritos, a conferência já tem todos os cinco eixos de discussão com lotação máxima. Com isso, Macaé é uma das maiores conferências do país, alcançando uma representação de 1% da população jovem do município.

A 1ª Conferência Municipal de Juventude começa às 9h desta quinta-feira (15), às 9h, na Cidade Universitária.

- O poder público convocou a Conferência porque acha importante a juventude ter esse canal de discussão, onde eles poderão apresentar propostas para a implementação de políticas públicas. Será um momento muito importante para Macaé e para toda a juventude – pontuou o secretário de Governo, André Braga.

Já confirmaram presença os deputados estaduais Rafael Picciani (PMDB) e André Lazaroni (PMDB), Rodrigo Abel (presidente do Conselho Estadual de Juventude), Alan Borges (superintendente estadual de Juventude) e Daniel Iliescu (presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE). A realização da conferência é de responsabilidade da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal de Juventude, formada por representantes do poder público municipal, através da Secretaria Municipal de Governo, do Conselho e do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Legislativo e da sociedade civil, composta pela União Municipal dos Estudantes (UME), Escoteiros, Ong Pequena Semente e Viva Rio.

- Participei esta semana da reunião do Conselho Nacional de Juventude, onde sou conselheiro representando Macaé e a União dos Escoteiros do Brasil, em Brasília. Alcançamos a meta de 500 delegados inscritos e todos os cinco eixos estão com lotação máxima. Isso coloca Macaé como uma das maiores conferências não só do Estado do Rio, mas do Brasil, pois alcançamos uma representação de 1% da população jovem do município. Por comparação, a cidade do Rio está se organizando para os mesmos 500 delegados – explica o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e integrante da Comissão Organizadora da conferência.

De acordo com o presidente do CMDDCA, isso mostra que a juventude de Macaé está querendo ser ouvida e o poder público está oferecendo essa oportunidade, dando toda a estrutura para a conferência e se comprometendo a ouvir e dialogar com a juventude.

A Petrobras UO-BC já liberou os 500 jovens que trabalham na empresa pelo Projeto Jovem Aprendiz para que possam participar do evento. “Os jovens que participam do Programa Nova Vida, da secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé, também serão liberados para participar da conferência”, explica o subsecretário de Governo, Fernando Amorim.

Eixos de discussão

A programação da 1° Conferência Municipal de Juventude constará de abertura às 9h, seguida de debate sobre “O jovem e a política”, com a presença de vereadores, deputados e representantes da juventude partidária; às 11h, o assunto será “Os jovens e os movimentos sociais”; entre 12h30 e 14h pausa para almoço e, a partir das 14h, reunião dos grupos de trabalho e discussão em cinco ambientes separados.

O texto geral (“A Juventude Construindo Macaé”) aponta cinco eixos que serão levados à plenária e defendidos durante a Conferência. Os cinco são: Qualidade de Vida dos Jovens: Esporte, Lazer, Meio Ambiente e Saúde para os Jovens; Educação e Mercado de Trabalho para os Jovens; Jovem e a nova formação cultural através dos meios de comunicação: Cultura e Comunicação; A realidade social da Juventude: Violência e Direitos Humanos e Os anseios da Juventude Macaense. Participação do Jovem na cidade de Macaé.

Os três temas mais importantes por eixo vão constar em anexo ao texto base para ser entregue ao executivo municipal, contendo as informações que mostram os anseios da juventude macaense.

Macaé levará 16 delegados para a etapa nacional que será realizada no período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília (DF). O número de delegados é definido a partir do total de jovens do município que em Macaé somam cerca de 50 mil. O tema a ser abordado na conferência será a “Juventude construindo Macaé”.

Transporte

Um ônibus especial Terminal Central x Cidade Universitária estará operando de de hora em hora, com primeiro horário às 8h30m e o último às 18h. Além deste carro dedicado ao evento, o Sistema Integrado de Transporte (SIT) informa as outras linhas que atendem a Cidade Universitária: T13 (Lagomar x Parque de Tubos) - carros de 14 em 14 minutos no pico e de 30 em 30 nos outros horários; T51 (Terminal Central x Parque de Tubos) - carros de 10 em 10 minutos no pico e entrepico; A31 (Terminal Central x Vila Moreira) - um carro de 90 em 90 minutos e T61 (Terminal Central x Cavaleiros/Firmas) - cinco carros de 12 em 12 minutos.


Fotos Relacionadas