Foto: Kaná Manhães
A 1ª Conferência Municipal de Juventude será realizada na quinta-feira (15), na Cidade Universitária
Os jovens de Macaé têm um importante encontro esta semana, onde poderão discutir seus anseios e expectativas: a 1ª Conferência Municipal de Juventude que será realizada na quinta-feira (15), na Cidade Universitária. A conferência, que começa às 9h, tem como tema “A Juventude Construindo Macaé”. As inscrições estão disponíveis no site da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br).
Já confirmaram presença os deputados estaduais Rafael Picciani (PMDB) e André Lazaroni (PMDB), Rodrigo Abel (presidente do Conselho Estadual de Juventude), Alan Borges (superintendente estadual de Juventude) e Daniel Iliescu (presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE). A Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Juventude se reuniu nesta segunda-feira (12) para discutir detalhes do evento.
Participaram da reunião, o subsecretário de Governo, Fernando Amorim, o vereador Igor Sardinha (PT), o subsecretário de Trânsito, capitão Resende, representando o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, a coordenadora de Transporte da secretaria de Mobilidade Urbana, Joelma Barbosa, o representante do vereador Danilo Funke (PT), Marcelo Puertas, o assessor da secretaria de Governo, Marcus Túlio Benjamin, o representante da União dos Escoteiros do Brasil, Francisco Afonso, entre outros.
O limite máximo de participantes na Conferência, com direito a voto para ser delegado na etapa nacional, é de 250 pessoas. Como convidado, sem direito a voto, o limite é de 100 participantes. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e pela Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Juventude. A comissão é formada por representantes do poder público municipal, através do Conselho e do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Legislativo e da sociedade civil, composta pela União Municipal dos Estudantes (UME), Escoteiros, Ong Pequena Semente e Viva Rio.
- Nesta reta final estamos acertando os últimos detalhes para que o evento seja realizado com sucesso. Lembramos que o espaço da conferência é para que os jovens participem e discutam as demandas a partir do texto base, apresentando prioridades que beneficiem a juventude macaense – explica Fernando Amorim.
O texto geral (“A Juventude Construindo Macaé”) aponta cinco eixos que a juventude acha importante e que serão levados à plenária e defendidos durante a Conferência. Os cinco são: Qualidade de Vida dos Jovens: Esporte, Lazer, Meio Ambiente e Saúde para os Jovens; Educação e Mercado de Trabalho para os Jovens; Jovem e a nova formação cultural através dos meios de comunicação: Cultura e Comunicação; A realidade social da Juventude: Violência e Direitos Humanos e Os anseios da Juventude Macaense. Participação do Jovem na cidade de Macaé.
Os três temas mais importantes por eixo vão constar em anexo ao texto base para ser entregue ao executivo municipal, contendo as informações que mostram os anseios da juventude macaense.
Macaé levará 16 delegados para a etapa nacional que será realizada no período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília (DF). O número de delegados é definido a partir do total de jovens do município que em Macaé somam cerca de 50 mil.
As Conferências Estaduais serão realizadas entre os meses de setembro e outubro. Já a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro, será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.