logo

10º Seminário de Educação Inclusiva compartilha estratégias para rede municipal de ensino

25/09/2025 12:22:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizado nesta quinta-feira (25) na Cidade Universitária

Para promover a conscientização de profissionais da rede pública municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão, promoveu, nesta quinta-feira (25), o 10º Seminário de Educação Inclusiva. O evento, realizado na Cidade Universitária, reuniu gestores, secretários escolares, professores orientadores, professores regentes de todos os segmentos, professores AEE e comunidade. A ideia foi compartilhar estratégias e recursos para criar ambientes de aprendizado inclusivo, além de buscar fomentar colaboradores no processo de inclusão.

O Secretário Executivo de Educação Básica, Adalmir Cardoso, destacou a importância do encontro.


“Estar hoje aqui, como representante da educação do município, reunido com tantas pessoas engajadas em promover o acesso à educação para crianças com deficiência, torna este momento especial. O dia promete ser produtivo, renovando nossas energias e fortalecendo nosso compromisso. Sabemos que o trabalho é árduo, pois estamos vivenciando um ano de muitos desafios e mudanças, que impactam nossa prática pedagógica. No entanto, acredito que estamos em um momento de transformações necessárias, visando o desenvolvimento da melhor educação para nossos alunos. Nosso objetivo é consolidar uma cultura inclusiva em Macaé, onde os alunos, com ou sem deficiência, sejam reconhecidos como alunos, e a responsabilidade de educá-los seja compartilhada por toda a rede”, disse o Secretário.



Com o tema “Os Ganhos, as Práticas, e Todos Juntos para Imersão da Cultura Inclusiva”, a programação contou com a palestra “Estratégia para Inclusão em Ambiente Escolar”, com a professora, Jaqueline Luz, além da exposição “Práticas e Vivências”, e a palestra “PEI: Plano de Ensino Individualizado”, com a professora Rita Gomes, que acontecerá no período da tarde. Na sequência haverá exibição do curta-metragem “Escuta Ativa”. O filme retrata a relação de uma pessoa com problemas de saúde mental (ansiedade e síndrome do pânico) e uma pessoa com deficiência auditiva, mostrando as dificuldades enfrentadas pelos protagonistas e a importância da comunicação como meio eficiente na resolução de conflitos e no desenvolvimento humano.

A coordenadora de Diversidade e Inclusão, Nelita Araújo, ressaltou que a proposta é aprofundar os conhecimentos e fazer a diferença em prol da diversidade e inclusão na rede municipal de ensino. Já a superintendente pedagógica, Balade Ayala, pontuou que o encontro contribui para a troca de experiências.


“A oportunidade de estarmos juntos, interagindo e convivendo, é fundamental para a construção da cultura”, frisou Balade.


Fotos Relacionadas