Foto: Ana Chaffin
O palestrante Rodrigo Pimentel é ex-capitão do Bope fez um panorama da segurança pública no país
A 3ª Semana de Segurança Pública de Macaé teve início na tarde desta segunda-feira (5), no salão nobre da Câmara Municipal de Macaé. O encontro terá como tema: “Macaé: Cidade Segura” e contou com a presença de autoridades da região e de outras cidades, e da palestra do convidado especial, Rodrigo Pimentel, que é ex-capitão do BOPE, autor dos livros "Elite da Tropa" e "Elite da Gestão", e co-produtor do documentário "Ônibus 174".
O prefeito Welberth Rezende ressaltou a satisfação de participar da abertura da Semana de Segurança.
Ele ressaltou ainda que a importância da parceria com todas as forças de segurança, Polícias Militar, Civil, Federal e Guarda Municipal.
"O nosso governo tem colhido bons frutos na área de segurança pública. Estávamos no início da nossa gestão, com uma das cidades mais violentas, hoje esse cenário é diferente. O Instituto de Segurança Pública (ISP), registrou menos 79 porcento de roubos de rua, 90 por cento de roubos de carga e 83 porcento nós crimes violentos", ressaltou.
Sinergia - O Secretário de Segurança Pública, Tales Borges, fez um paralelo do cenário na área de segurança pública, em 2021, até os dias atuais.
"Planejamos também a implantação do Centro Integrado de Monitoramento, com reconhecimento facial e ainda a vinda de mais quatro delegacia especializadas para o município", informou.
Durante sua apresentação, eles destacou que no início da gestão do governo Welberth, já foram registrados 164 homicídios. Em 2024, foram registrados 34. Ja o roubo a veículos de 385 caiu para 17.
"Em 2021 registramos um grande índice de homicídios, onde o município sempre saia na imprensa de forma negativa. Hoje o cenário é diferente. Não existe mágica e sim muito trabalho e sinergia*, afirmou.
César acrescentou ainda que dentro dos investimentos estão previstos também a construção de uma nova sede da Guarda Municipal, com academia, alojamentos, entre outras.
"Estamos adquirindo mais 45 viaturas, equipamentos não letal de defesa, capacitação técnica da guarda para o uso de arma de fogo. No entanto, isso será amplamente discutido com a população", informou.
O palestrante Rodrigo Pimentel é Ex-capitão do Bope e consultor de segurança que inspirou o personagem Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite. Ele fez um panorama da segurança pública no país.
"O monitoramento eletrônico nós prédios públicos da Prefeitura, potencializar a Coordenadoria de Apóio ao Escolar (Cape), Observatório da Segurança Pública, Consórcio Intermunicipal de Segurança e mais um posto da Patrulha Maria da Penha", acrescentou.
O especialista falou também sobre a relação entre a violência e desigualdade social e também do índice de desemprego.
"Isso é devido a integração entre as polícias Militar, Civil, Guarda Municipal, entre outras", ressaltou.
Ele falou também da relação do uso de armas legais e violência e sobre a percepção das pessoas em constatar que a violência na cidade diminuiu.
"Na Bahia reduzir o desemprego e a desigualdade social não contribui para diminuir os homicídios", explicou.