logo

70 toneladas de lixo são recolhidas nos pontos do Carnaval em Macaé

14/02/2013 18:18:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Flavio Sardou

A Cidade do Samba contou com 28 auxiliares de serviços gerais, sendo 20 mulheres e oito homens

A Prefeitura de Macaé reforçou os trabalhos para deixar tudo limpo durante os eventos de Carnaval em Macaé e na Região Serrana. Cento e setenta e cinco auxiliares de serviços gerais atuaram na festa de Momo, de sábado (9) a quarta-feira (13). No período foram recolhidos cerca de 70 toneladas de lixo, uma média de 14 toneladas em cada um dos cinco dias.

Os eventos oficiais promovidos pela administração municipal aconteceram em vários pontos como Cidade do Samba, Cavaleiros, Imbetiba, Praia do Pecado, Praça do Rodo (Visconde), Praia do Coco, Parque Aeroporto, Barra de Macaé e Lagomar. Também foram realizadas festas nos distritos de Córrego do Ouro, Areia Branca, Bicuda Pequena, Bicuda Grande, Glicério e Sana.

Os serviços de limpeza foram realizados com equipe fixa e equipe móvel. A equipe móvel contou com 12 trabalhadores, utilizando materiais de trabalho como sopro-varredores (máquina que faz o acúmulo de lixo), containers, vassouras, sacos plásticos. Essas equipes atuaram nos distritos. Já as nove equipes fixas tinham 15 pessoas cada uma, com o suporte de um caminhão basculante e três caminhões compactadores. Eles atuaram nos eventos oficiais na área urbana da capital nacional do petróleo.



Cidade do Samba

Nas noites de desfile, de 20h às 5h do dia seguinte, ocorridas no sábado, no domingo e na segunda-feira, a Cidade do Samba contou com 28 auxiliares de serviços gerais, sendo 20 mulheres e oito homens. Atuaram na limpeza da pista, após os desfiles das escolas de samba, na Praça de Alimentação e nas arquibancadas.

Para que houvesse prevenção na suposição de eventualidades como, por exemplo, incêndio de algum carro alegórico ou em alguma barraquinha, a Prefeitura de Macaé disponibilizou um caminhão pipa contendo dez mil litros de água, que permaneceu todos os dias no Sambódromo, além do treinamento de profissionais para situações de risco.

Uma máquina retro-escavadeira também foi disponibilizada para ajudar no deslocamento dos carros alegóricos, um caminhão basculante para remover peças maiores que atrapalhavam na avenida ou na área aberta, um caminhão compactador que recolhia o lixo orgânico durante as noites e madrugadas.

Todo cuidado no conforto dos foliões foi pensado. Essência de eucalipto foi aplicada na Avenida da Cidade do Samba por meio de pulverização. A limpeza e a qualidade dos eventos foi aprovada pela população que compareceu em peso nas festas em diversos pontos da cidade.