A memória e a identidade da cultura negra ganharam destaque nesta quinta-feira (16) no Solar dos Mellos, com a abertura da exposição “Olhares Plurais sobre Memória e Identidade”. A mostra, que reúne obras de sete fotógrafas negras de diferentes regiões do Estado do Rio, propõe uma reflexão sobre pertencimento. A visitação é gratuita e segue até o dia 14 de novembro.
Durante a abertura, alunos da escola municipal Maria Isabel Damasceno participaram de uma vivência especial que uniu fotografia, diálogo e gastronomia. A chef Bell Mellsert preparou uma degustação com elementos típicos da cultura fluminense — como o feijão e o polvilho, proporcionando uma experiência sensorial. Os estudantes também ouviram a socióloga Carine Passos, que falou sobre a importância da preservação da memória e das múltiplas expressões da identidade negra. A palestra contou com tradução simultânea em Libras, reforçando o caráter inclusivo da proposta.
"Receber o Coletivo Olhares Plurais no Solar dos Mellos amplia o repertório dos alunos da rede, que têm a oportunidade de aprender de forma sensível e crítica. Essas experiências enriquecem os conteúdos curriculares e fortalecem nossa identidade cultural enquanto cidade e cidadãos macaenses”, afirmou a secretária de Cultura, Waleska Freire.
“A ideia é mostrar que, apesar de tantas semelhanças, há uma pluralidade de percepções sobre o mesmo tema. Nosso objetivo é aproximar jovens e a comunidade de espaços formais de memória, como o Solar dos Mellos, e fortalecer o reconhecimento da história e das identidades negras”, destacou a idealizadora do projeto, Simone Kalil.
Entre os visitantes, a aluna Giovana Ângela Andrade da Silva, do 6º ano, falou sobre a experiência. “Achei muito bonito. Nunca tinha visto uma exposição assim de perto. É bom que quem não conhece pode aprender mais e vindo aqui no Solar, conhecer mais sobre a história da nossa cidade”, disse a estudante.
A exposição “Olhares Plurais sobre Memória e Identidade” conta com os trabalhos das fotógrafas: Anna Karoline Lima; Camila Bózeo; Esther Januário; Fernanda Dias; Izabelle Brum; Maria Eduarda Ramos e Marina S. Alves.
O Solar dos Mellos está localizado à Rua Conde de Araruama, 248, Centro e o atendimento para visitação acontece em dias úteis, das 9h às 17h.