As inscrições para o curso de Montagem e Manutenção de Computadores, promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Fábrica da Cidadania, prosseguem até a próxima sexta-feira (17). O módulo será iniciado no dia 21 deste mês. Para o curso serão destinadas 120 vagas para os turnos da manhã, das 9h às 12h, tarde, 14h às 17h, e noite, das 18h às 21h. O objetivo é reforçar o conhecimento digital.
Os interessados, que deverão ter acima de 14 anos, participarão de uma seleção na quinta-feira (16) às 18h. Para fazer a avaliação, são necessários conhecimentos básicos de informática. Além disso, no ato da inscrição, eles deverão levar um quilo de alimento não perecível, que será destinado à uma entidade assistencial, além do documento de identificação. No total, serão selecionados os 40 alunos que tiverem melhor desempenho na seletiva por turno escolhido.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o curso é mais uma capacitação voltada para o desenvolvimento do conhecimento:
- A proposta da Secretaria de Educação, é disseminar a inclusão digital por meio do Programa Macaé Inteligente, atendendo pessoas que moram em bairros diversos. Esta é uma das ações que visam contribuir com a inserção no mercado de trabalho - ressaltou.
Já o Coordenador do Programa Macaé Inteligente, José Vicente Rodrigues, pontuou que os cursos oferecidos na Fábrica da Cidadania e nas Lan Houses Itinerantes têm alcançado resultados positivos:
- Ficamos satisfeitos de observar o interesse e empenho dos alunos. Pois, geralmente quem conclui o módulo básico, logo se interessa em fazer outro curso avançado para se aperfeiçoar cada vez mais. Outro fator de extrema importância é que muitos ex-alunos do curso de Manutenção e Montagem de Computadores se destacam nas aulas têm a chance de serem monitores de Lan House Públicas ou até mesmo conseguem atuar nesta vaga em empresas diversas de Macaé - pontuou.
A Fábrica da Cidadania também ministra oficinas itinerantes de Word, Excell, Power Point, Windows e Internet, que periodicamente acontecem nas “Lan Houses itinerantes”, que funciona semanalmente na Praça Veríssimo de Mello e percorre os bairros do município. Os cursos serão ministrados em praças como Campo D´Oeste Aeroporto e Visconde. Para cada bairro serão oferecidas 10 vagas aos moradores.
A intenção, segundo José Vicente, é atender estudantes, donas de casas e aposentados: “A grade de cursos é diversa. O próximo passo é levar a capacitação as participantes do “Mulheres da Paz” para que elas tenham uma melhor capacitação”, finalizou.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2772-7246. A Fábrica da Cidadania é situada à Rua Teixeira de Gouveia, 634.