Abertas as inscrições para o Pré-Vestibular Social

19/01/2011 11:05:57 - Jornalista: Cliton Davisson

Já estão abertas as inscrições para o Pré-Vestibular Social da Secretaria de Educação de Macaé. Os interessados devem comparecer até o final do mês com identidade e CPF (original e cópia), duas fotos 3x4, declaração de conclusão de segundo grau (ou histórico escolar) na Fábrica de Cidadania, na Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro. O horário de atendimento para as inscrições é de segunda à sexta-feira, de 8h até o meio dia.

Os interessados em se matricular no curso noturno devem levar documento que comprove que estão trabalhando durante o dia. As aulas começam no dia primeiro de fevereiro, no local de inscrição, nos horários de 7h20min às 12h30min – manhã, 13h20min às 18h25min – tarde, 18h30min às 22h30min – noite.

Segundo o coordenador do curso noturno do pré-vestibular, Paulo Lugon, a procura já é grande, mas ainda há vagas nos três turnos. “Normalmente as pessoas deixam para fazer a inscrição na última hora. Os que vierem agora estão evitando ficar em filas”, avisa.

O sonho de fazer um curso superior para alcançar uma melhor qualidade de vida vem motivando a procura para o curso. Muitas vezes, porém, o desafio não é fácil de ser vencido e exige determinação do aluno e boa vontade até dos patrões. É o caso de Josimara Lima Gama de Carvalho, de 30 anos, que teve que abandonar o curso em 2010 por conta de um problema de horário.

- Eu saía tarde do serviço e não chegava a tempo de acompanhar as aulas, então tive que sair. Mas este ano, a empresa conseguiu uma forma onde posso chegar no horário certo e estou fazendo a matrícula de novo, conta determinada.

De acordo com o coordenador do pré-vestibular social, Reginaldo de Moraes, o perfil dos estudantes do curso é de jovens na faixa dos 16 aos 70 anos. "A maior parte dos participantes são estudantes da rede pública de ensino. Hoje, temos a satisfação de contabilizar que os que passam pelo pré-vestibular social são aprovados nas mais diversas faculdades públicas do país", disse.

Depois de oito anos sem estudar, Mary Hellen de Barros Leal, de 26 anos, fez o curso pré-vestibular e passou na primeira tentativa para o curso de biologia no Cederj, em Macaé. Ela elogia os professores pela façanha. “São ótimos educadores. Não precisei de aulas de reforço em outros lugares. Eles supriram totalmente as minhas necessidades porque são profissionais altamente qualificados”, elogia.