Abrigo de Inverno é aberto para pessoas em situação de rua

21/06/2022 13:33:00 - Jornalista: Thamires Costa

Foto: Rui Porto Filho

O abrigo funciona no Hotel de Deus, com atendimento a partir das 18h

Com a chegada do período mais frio do ano, a Prefeitura de Macaé iniciou o atendimento no Abrigo de Inverno nesta segunda-feira (20). Cerca de 40 pessoas em situação de rua, referenciadas pelo Centro Pop, estão sendo acolhidas no Hotel de Deus. Durante a cerimônia de abertura, também foram entregues agasalhos e cobertores arrecadados na Campanha do Agasalho promovida pelo Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem),além de kits de higiene bucal.

Durante a cerimônia, o prefeito Welberth Rezende recebeu os assistidos. ''Hoje é um dia de muita alegria. Quero agradecer a todos parceiros, ninguém faz isso sozinho, é um exercício de solidariedade, afeto e amor ao próximo. Oferecemos esse espaço e outros para vocês, como o Centro Pop e a Pousada da Cidadania. É um prazer recebê-los aqui. E quero dizer que vocês são importantes para a gente'', disse.

Os assistidos são recepcionados das 18h às 20h por um equipe técnica com assistente social e psicólogos e passam por triagem. Logo depois, tomam banho e, às 20h30, é oferecido o jantar. Duas salas ficam abertas para quem desejar assistir televisão. Também será servido um café da manhã às 7h. O abrigo funcionará durante os 90 dias da estação, de domingo a domingo, inclusive aos feriados.

''Toda produção desse serviço é feita com muito carinho. Essas pessoas estão passando por uma fase e isso vai passar, mas enquanto não passar estamos aqui para ajudá-los a alcançar dias melhores'', ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso.

Cada assistido recebeu um kit da Campanha do Agasalho com blusa, calça, agasalho, toalhas e itens odontológicos. ''As nossas campanhas tem tocado o coração da sociedade. E a do agasalho é especial, estamos acolhendo o próximo. Hoje é nossa primeira entrega, mas todas as noites essas pessoas irão receber um kit'', disse a primeira-dama e coordenadora do Pró-bem, Quelen Rezende. A campanha continua nesta terça-feira (21) e os agasalhos podem ser entregues na Praça Veríssimo de Melo.

Na ocasião, a Coordenadoria de Odontologia realizou uma palestra sobre saúde bucal. ''O nosso serviço está a disposição de vocês, podem nos procurar, que queremos ver vocês bem e sorrindo'', disse a Coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt passando para os assistidos o endereço do Centro Especialidades Odontológicas.

O vereador Reginaldo do Hospital e a vereadora Iza Vicente estiveram presentes representando o Legislativo.

Acolhimento - Quem desejar ser acolhido no Abrigo de Inverno deverá procurar o Centro Pop, que realizará o encaminhamento para o local, situado no Hotel de Deus. O Centro Pop está localizado na Rua José Bruno de Azevedo, 99, Centro.


Fotos Relacionadas