Foto: João Barreto
Ação orienta os comerciantes para os cuidados diários contra o mosquito da dengue, zika e chicungunha
A ação de combate ao Aedes aegypti em pontos comerciais do Parque Aeroporto começou na manhã desta quinta-feira (14). O procedimento da Vigilância Sanitária, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), visa conscientizar e orientar proprietários do comércio macaense para o cuidado periódico contra o mosquito da dengue, zika vírus e febre chicungunha.
De acordo com o diretor da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa), Gilvan Sodré, o trabalho é feito diariamente e cerca de dois mil estabelecimentos são visitados por mês. ''Hoje (quinta-feira), a ação é no bairro Parque Aeroporto, um dos mais populosos da cidade. Todo o município recebe as orientações, isso torna cada vez mais forte a saúde pública'', enfatizou.
Panfletos são entregues por meio dos agentes sanitários, que orientam os estabelecimentos comerciais. Guilherme Benvindo e Isaías Vicente, que trabalham há cerca de cinco anos na região, foram recebidos com explicações e cuidados necessários. Segundo o gerente Guilherme Benvindo, o trabalho é excelente e importante para a comunidade. ''Ter as informações sobre como combater o mosquito é fundamental para que todos possam colaborar'', disse.
Manter a caixa d'água bem fechada, colocar o lixo em sacos plásticos, conservar as lixeiras fechadas e evitar o acúmulo de água na bandeja do ar condicionado são atitudes simples que influenciam no combate ao mosquito e evitam as doenças. Mais informações e denúncias: cczmacae@yahoo.com.br.