Ação de conscientização sobre os riscos do tabagismo é realizada no Centro

05/10/2022 18:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Atividade aconteceu no Terminal Central de Macaé

Quem passou pelo Terminal Central de Macaé teve a oportunidade de participar, nesta quarta-feira (5), de uma ação em alusão ao Dia Municipal de Conscientização de Crianças e Adolescentes sobre o risco do tabagismo, que faz parte do calendário da cidade e é celebrado na próxima terça-feira (11), em função da Lei n° 3.990/2013.

O espaço recebeu uma tenda instagramável, onde os usuários e trabalhadores do transporte coletivo receberam informações com linguagem objetiva sobre o tema. Eles também puderam tirar fotos e selfies com placas alusivas ao combate ao fumo e prevenção.

O trabalho contou com a atuação da equipe Técnica da Prevenção e Controle do Tabagismo. A tenda atraiu curiosidade e despertou interesse de jovens e idosos. Muitos até receberam orientações sobre o atendimento do programa. É o caso da artesã Simone Ribeiro, de 33 anos. A moradora da Bicuda parou para conhecer o espaço, fazer fotos com acessórios e informações para frequentar a rede de atenção básica.

"Fumo desde meus 13 anos, não sabia do atendimento na Visconde de Quissamã. Estou preocupada com minha saúde, me interessei em visitar o local", contou.

O local também recebeu ex-frequentadores do atendimento da Prevenção e Controle do Tabagismo. É o caso do aposentado Adilson Pinto, que foi usuário há cerca de 10 anos e deixou de fumar após passar por todo tratamento.

"Recomendo muito o trabalho da Prefeitura, pois fumava muitas carteiras de cigarro por dia. Este programa foi a chave para minha vitória", falou.

O artista plástico José Carlos Braga fez questão de levar material para casa e se fotografar no ambiente instagramável. "Temos que orientar mesmo a todos. Vi meu pai e meu avô passarem muito mal de saúde por conta do cigarro. Temos que combater mesmo", detalhou.

Presentes, a Gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, e as coordenadoras Janaína Magalhães (enfermeira) e Ana Paula Andrade (fisioterapeuta) pontuaram que o objetivo foi atrair um público diverso, principalmente o jovem com uma linguagem diferenciada com destaque para prevenção e combate ao tabagismo.

Apoio

Quem tiver o desejo de parar de fumar poderá procurar atendimento gratuito com os profissionais da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, que funciona na rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro. De acordo com registros, no último trimestre foram cerca de 60 atendidos. Conforme o perfil, cada usuário recebe tratamento específico após a anamnese.

O atendimento é oferecido gratuitamente de segunda à quinta, das 7h às 17h; e às sextas, das 7h às 13h. O local conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais como enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, dentista e administrativo. Outras informações são repassadas no telefone 2762-0413.

Na Lei 3990/2013 foi instituído o Programa Ambientes Livres de Tabaco. A Lei prevê o funcionamento de ambientes 100% livres de tabaco nos setores públicos municipais e prescreve medidas para prevenção e redução de danos ao uso do tabaco.

A campanha preconiza o tratado internacional da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que enfatiza exatamente a promoção de ambientes livres de tabaco no mundo.