Foto: Ana Chaffin
Proximidade da Ponte Ivan Mundim recebe mutirão de limpeza
Trabalhos de limpeza, retirada de containers e de embarcações antigas favorecem moradores e pescadores nas proximidades da Ponte Ivan Mundim, conhecida como ponte da Barra, que interliga o Centro com a Barra de Macaé. A ação, que começou na terça-feira (2) e segue até quinta-feira (4), é um trabalho conjunto entre a Subsecretaria de Pesca, Coordenadoria de Assuntos Comunitários e Secretaria de Limpeza Pública (Selimp).
O objetivo é liberar o local para manutenção de barcos, além de coibir irregularidades. A prefeitura vai fazer uma limpeza geral para criar um espaço destinado à manutenção dos barcos, pois os pescadores sofrem com essa escassez, além de oferecer infraestrutura aos moradores locais.
Durante a ação, foi identificado um cidadão de 65 anos em situação de vulnerabilidade social – ele morava em uma das embarcações. A subsecretaria de Pesca acionou o Centro de Referência especializado para população em situação de rua, que fez o encaminhamento para a Pousada da Cidadania.
O ex-presidente da colônia dos pescadores, Oswaldo Romano, morador da Barra de Macaé há 45 anos, agradeceu a prefeitura. “Essas embarcações estão aqui há mais de 10 anos, antigamente esse local funcionava como descarrego do peixe para exportação”, afirmou.
De acordo com a Prefeitura, com a nova estrutura de limpeza, o descarrego do peixe para exportação também poderá voltar a ser feito nas proximidades da ponte.
A Selimp atuou com 20 homens, dois caminhões caçamba, uma retroescavadeira e um caminhão munck. As caçambas identificadas serão encaminhadas até o proprietário.