Foto: Ana Chaffin
Fiscais vistoriaram as condições de trabalho dos funcionários e a parte estrutural dos prédios nesta quinta-feira (14)
As empresas de ônibus intermunicipais, com sede na cidade de Macaé, foram vistoriadas na manhã desta quinta-feira (14) pela Comissão de Ação de Ordem. Durante a operação os agentes fizeram uma fiscalização geral na parte interna, verificando se o ambiente de trabalho oferece algum risco para os funcionários. Também foram observados os conservatórios e esgotamento de água, o refeitório e a manutenção da parte estrutural.
A comissão que trabalhou nesta manhã incluiu agentes da Procuradoria Geral do Município, Guarda Municipal e Ambiental, Coordenadoria de Fiscalização de Postura, Coordenadoria de Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria de Ambiente, Secretaria de Obras, Coordenadoria de Vigilância Sanitária, Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil e Procon, que se espalharam dentro das empresas procurando por irregularidades.
A fiscal do Procon, Márcia Barros Carvalho, levou informativos com telefone e endereços do órgão e o Código de Defesa do Consumidor, que precisa ser deixado em locais de fácil acesso. Também foi verificada a quantidade de ônibus que está disponível para o transporte de passageiros.
Os agentes do CCZ verificaram os depósitos de água para detectar focos do mosquito transmissor da dengue e aplicaram larvicida em alguns reservatórios. Em uma das empresas os agentes encontraram tocas de ratos e colocaram iscas com veneno em blocos parafinados para acabar com possíveis focos.
Para Gilmar Fernandes, gerente da Garagem da 1001, esse trabalho deveria acontecer mais vezes. “A empresa procura estar dentro dos padrões normativos e uma vigilância desse tipo não pega a gente de surpresa, disse.
A operação é coordenada por Lúcio Aracati, gerente do Programa de Segurança da Câmara Permanente de Gestão (CPG), e já foi realizada na orla dos Cavaleiros, no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro e no Parque de Tubos. O cronograma da ação vai sendo elaborado de acordo com as demandas envolvendo o trabalho de vários órgãos que atuam com base nas necessidades do momento e dentro de suas responsabilidades.
A Comissão de Ação de Ordem foi estabelecida pelo prefeito Riverton Mussi, no último dia 19, e engloba o trabalho de todas as secretarias e órgãos municipais da Prefeitura de Macaé, assim como as autarquias da administração indireta. Foi criada por meio do decreto número 026/2011, publicado no Diário Oficial do Município no último dia 19.