Foto: Divulgação
Projeto aconteceu no Colégio Estadual Municipalizado Ana Maria Bacellar Leite e Santos e passará por outras unidades
O Colégio Estadual Municipalizado Ana Maria Bacellar Leite e Santos, na Imboassica, recebeu a ação educativa “Vilões do Esgoto”, promovida pela BRK, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Macaé. O objetivo foi colaborar na formação de cidadãos mais conscientes, abordando a importância do saneamento básico desde a infância, com brincadeiras e interatividade. No total, 84 alunos da unidade participaram da apresentação interativa.
Outras escolas do município receberão o “Vilões do Esgoto” ao longo do mês de agosto, como a EMEI Professora Edda Evelyn Damasceno Simão Almeida, no Parque Aeroporto, e a EM Lions, localizada no Bairro da Glória. E para aderir a essa iniciativa e agendar a participação no projeto, além de outras iniciativas oferecidas pela BRK, os representantes das escolas podem entrar em contato pelo telefone (22) 99878-0023 ou pelo e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.
Com direito a uma “Corrida do Meio Ambiente”, em que as crianças foram as peças principais, e a um jogo de memória “Vilões do Esgoto”, os pequenos puderam interagir com curiosos personagens como “Bete Cotonete”, “Bolinha Óleo de Cozinha”, “Durval Fio Dental” e “João Algodão”. Tudo para apresentar o papel fundamental do saneamento na preservação do meio ambiente e na promoção da saúde mostrando que o aprendizado sobre o tratamento de esgoto pode ser muito divertido.
Além das brincadeiras interativas, foi realizada uma apresentação para mostrar que todos nós temos um papel que reflete diretamente neste ciclo e que qualquer resíduo descartado incorretamente causa transtorno para a qualidade de vida e saúde. "Sem dúvida a educação e a conscientização são fundamentais para que o ciclo do saneamento básico funcione efetivamente. O objetivo é que, cada vez mais, sejam observadas melhoras com relação à coleta e ao tratamento de esgoto na cidade. E os bons resultados deste trabalho são frutos de um esforço conjunto", explica o diretor da BRK Macaé, Ricardo Santiago.
A Secretária Municipal de Educação, Leandra Lopes, ressalta que as superintendências têm incentivado as unidades escolares a participarem dos projetos. "Temos ações acontecendo nas escolas em parceria com o Aeroporto, com a SIT, UFRJ e a BRK. Projetos desenvolvidos em parceria enriquecem os conteúdos e proporcionam novas vivências para os alunos".