A ação integrada de agentes do Grupo Operacional (Gaop), da Secretaria de Ordem Pública, com as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Serviços Públicos resultou na detenção de dois homens flagrados vandalizando balizadores da cidade. Um deles possui mais de 12 passagens pela polícia por crimes como roubo, furto, receptação, porte ilegal de arma e ameaça. A ocorrência foi registrada por volta das 20h, com apoio das imagens captadas pelos totens de segurança instalados em pontos estratégicos de Macaé.
Os balizadores e floreiras fazem parte de um projeto de embelezamento e organização urbana, instalados em áreas estratégicas para proteger pedestres, organizar o trânsito e valorizar o espaço público. São equipamentos produzidos em série, adquiridos por diversas cidades do país, e que utilizam cobre fino como detalhe estético — material que não justifica a ação criminosa.
Na delegacia foi emitida ordem de prisão pelos crimes de receptação, porte ilegal de arma e roubo majorado, além de furto qualificado contra o patrimônio público. Na mochila de um dos indivíduos, foram encontradas peças de cobre, chave de fenda e alicate. Eles serão investigados pela 123ª sobre a participação em outros furtos como os ocorridos no Calçadão Rui Barbosa.
A Prefeitura de Macaé reforça que o cuidado com a cidade é um dever coletivo e que denúncias de depredação podem ser feitas diretamente à Guarda Municipal pelo número 153.
Paralelamente, os totens de segurança instalados em toda a cidade reforçam a vigilância e permitem identificar rapidamente atos de vandalismo, auxiliando na proteção do patrimônio público.