logo

Ação pelo Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme é promovida

20/06/2016 17:57:00 - Jornalista: Thamires Assis

Foto: João Barreto

Rede de saúde mantém Programa de Doença Falciforme na Unidade de Saúde Jorge Caldas

Na manhã dessa segunda-feira (20), a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, comemorou no calçadão da Avenida Rui Barbosa, o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, celebrado no dia 19. Integrantes do Programa de Doença Falciforme distribuíram panfletos informativos e alertaram a população sobre a doença.

- Apesar de ser uma das doenças mais frequentes no Brasil e no mundo, poucos a conhecem - afirmou a coordenadora do Programa de Doença Falciforme, Munique Santos.

O caldeireiro Euclides dos Santos, de 61 anos, conta que nunca tinha ouvido da doença. "Parabéns por transmitirem esse conhecimento, por nos dar acesso à informação, ainda mais se tratando sobre saúde", afirmou Euclides.

A doença falciforme é genética e hereditária, caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), o que acaba dificultando a circulação de oxigênio nos tecidos. Os principais sintomas são: anemia crônica; dores nas articulações; dores abdominais; infecções; infartos pulmonares; retardo do crescimento e maturidade sexual; AVC e comprometimento da função de órgãos, sistemas ou aparelhos.

- A doença falciforme é identificada de uma forma simples. Essa é uma ação de divulgação, falamos da doença e sobre a qualidade de vida com tratamento - afirmou a assistente social do programa, Luciane Santana.

O Programa de Doença Falciforme funciona na Unidade de Saúde Jorge Caldas às segundas-feiras na parte da tarde; terça-feira pela manhã e quinta-feira o dia todo.


Fotos Relacionadas