Ação pretende coibir irregularidades na linha férrea

27/04/2012 18:03:00 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Divulgação

Trabalho aconteceu nesta sexta-feira e houve notificações de irregularidades

Aconteceu nesta sexta-feira (27) uma ação conjunta entre Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Subsecretaria de Posturas, com realização de notificações de irregularidades constatadas na faixa de domínio. Cerca de 10 notificações foram realizadas a respeito de construções, deposito de materiais de construções, animais presos na linha férrea entre outros. Na próxima semana as equipes retornarão ao local para avaliar se as situações foram sanadas.

O primeiro trecho a receber o acompanhamento foi do Centro a Imboassica, de acordo com o cronograma, na segunda fase, o trajeto até o Lagomar também será inspecionado. De acordo com o Inspetor de Segurança da FCA, Tiago da Silva, é preciso que a população se atente para a área que é de domínio da operação ferroviária e que segundo a legislação não podem conter nenhum tipo de intervenção. “Há algumas regras para as construções que estão as margem do leito ferroviário, uma dela diz respeito às construções que não podem ser feito a menos de 15 metros do trilho”, explica.

Para em casos de dúvidas quanto à ocupação, a população pode entrar em contato com a concessionária do trecho, a FCA cuja sede regional fica em Campos dos Goytacazes, o telefone é o 2726-6104. O Gerente do VLT, Bráulio Lopes, ressalta que a ação tem como principal objetivo garantir a segurança dos macaenses que a partir deste ano passará a conviver como um novo modelo de transporte, o ferroviário.

- Sabemos que teremos um longo de trabalho de adaptação, pois teremos uma realidade de convivência com um transporte ferroviário, mas acreditamos que este trabalho somado ao de disseminação de cuidados de segurança realizado em parceria com o Macaé Cidadão e outros que ainda virão, trarão tranquilidade para o início da operação do Metrô Macaé, revela.

Outras ações conjuntas com o objetivo de ordenamento e informação realizadas pelas pastas de Mobilidade Urbana, Posturas, Ambiente, Limpeza Pública, Manutenção e Obras e da concessionária FCA estão previstas para acontecerem ao longo deste mês, antecedendo o início dos testes dinâmicos da primeira composição do VLT.