logo

Acesso da Boa Alegria é liberado

09/04/2018 19:05:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Além do grande volume de terra em decorrência do desmoronamento, uma pedra nativa, de grande porte, foi encontrada

Desde que foi atingida por fortes chuvas em março, a região serrana de Macaé vem recebendo uma atenção especial de diversos órgãos da prefeitura. Várias medidas foram adotadas para recuperação e manutenção de vias e pontes. Quatro pontes foram contratadas para a região, duas já foram instaladas.

Na semana passada, mais uma forte chuva atingiu a região e, nesta segunda-feira (09), as estradas da Bicuda e de Boa Alegria foram liberadas para o trânsito. Equipes da Secretaria Adjunta de Interior, vinculada à Secretaria de Infraestrutura, se dedicaram integralmente neste final de semana para liberação das vias, após o desmoronamento de terra.

Além do grande volume de terra em decorrência do desmoronamento, uma pedra nativa, de grande porte, foi encontrada, requerendo mais empenho e técnica das equipes para a remoção.

Outros trabalhadores estão atuando em várias estradas com o serviço de capina, retirada de barreiras, roçada, conserto e troca de manilhas.

No mês passado a ponte sobre o Rio São Pedro, que liga as localidades de Córrego do Ouro e Trapiche, na região serrana, recebeu uma rampa de passagem em sua cabeceira.

O trabalho, que reuniu diversos setores do governo municipal, incluiu a instalação de uma passarela para travessia de pedestres para os moradores do Assentamento Osvaldo de Oliveira. O acesso foi comprometido com o desabamento da ponte sobre o Rio São Pedro, devido às fortes chuvas.

O governo municipal está com um cronograma de manutenção e instalação de pontes em diversas localidades. Ainda em março, foi instalada a nova ponte que dá acesso às cachoeiras do Peito do Pombo, no Sana.

Com 20 toneladas, a ponte foi construída com estrutura metálica para suportar as intempéries comuns na região em época de chuvas fortes.

Na última semana foi instalada a nova ponte da localidade do Deserto, no Sana. A estrutura metálica possui 5,80 metros de comprimento por seis metros de largura, pesa seis toneladas e foi construída para suportar as intempéries comuns na região, como fortes chuvas. Até o final de maio, o distrito receberá mais duas pontes, uma na região de Boa Sorte e outra no Camping Larica.

As pontes são confeccionadas em partes pré-moldadas, com passarela feita de grades metálicas e guarda-corpo de tubos. A estrutura que será instalada na passarela do Camping terá seis metros de comprimento e cinco metros de largura e peso de seis toneladas. Essa também já está com processo de confecção sendo finalizado e será instalada em breve. As outras duas serão concluídas nos próximos meses.

A região serrana também conta com uma base da Secretaria Adjunta de Defesa Civil. Os agentes também estão atuando em várias frentes, atendendo à solicitação da população e fazendo o monitoramento. A Defesa Civil pode ser acionada pelos números 199 e 2793-3846 (Glicério).