logo

Ações de combate ao Aedes prosseguem no município (2016)

20/12/2016 12:33:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão e Rui Porto Filho

O controle do Culex será feito na quarta-feira (21), no Canal do Capote e no Canal do Bairro da Glória

A prefeitura prossegue com ações de combate ao Aedes aegypti e ao Culex (pernilongo) em todo o município. Essa semana, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria de Saúde, se dividem em atividades de controle e prevenção na sede do município e na região serrana. Com a chegada do verão, com temperaturas mais elevadas e chuvas frequentes, que favorecem a proliferação de mosquitos, é necessário redobrar a atenção. As ações começaram na segunda (19) e vão até sexta-feira (23).

Na serra macaense, o combate ao mosquito transmissor da dengue, do chicungunha e do zika vírus, acontece no distrito de Córrego do Ouro, até sexta-feira, das 8h às 16h. Um supervisor e oito agentes de combate a endemias trabalham nas visitas domiciliares, orientações aos moradores e aplicação de larvicida.

Os moradores devem ficar atentos aos locais com água parada e a orientação é manter as caixas d'água, entre outros depósitos, devidamente fechados. Quem tem animais domésticos não pode esquecer ainda de lavar diariamente os recipientes de água. Pequenos cuidados como esse impedem o surgimento das larvas do mosquito.

- O combate ao Aedes é diário, as ações não param durante todo o ano. Para isso, a prefeitura realiza semanalmente um cronograma de atividades nesse sentido. Orientamos a população sobre os cuidados básicos que devem ser mantidos sempre, além da aplicação de larvicidas pelas equipes do CCZ. Nessa época em que as pessoas costumam viajar, é bom lembrar que o mosquito não tira férias. Antes de ir viajar e na volta, a população deve tomar os cuidados necessários, realizando a vistoria em suas residências. Nesse período de chuvas e calor, o Aedes encontra uma situação propícia para proliferar, por isso é preciso redobrar os cuidados - orienta o coordenador geral do CCZ, Flávio Paschoal.

Combate ao Culex

O Plano de Ação de Controle de Vetor é realizado na sede do município, com técnica de conchadas para levantamento de índice de infestação do Culex nos canais da cidade. As ações começaram na segunda e terminam na quinta-feira (22), a partir das 8h. O Canal da Virgem Santa e Canal do Horto receberam as ações de combate ao pernilongo nesta segunda. Nesta terça-feira (20), as atividades se concentram no Canal da Aroeira e, na quarta-feira (21), no Canal do Capote e no Canal do Bairro da Glória. Já na quinta-feira (22), os agentes atuarão no Canal Macaé Campos I com aplicação de larvicida e utilização de bomba costal. Durante os trabalhos, também são verificados possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti.

Outras medidas adotadas para reduzir os índices de infestação são os mutirões de limpeza e visitas domiciliares. Hoje, são 138 agentes de combate a endemias. Em 2015, foram 235.351 imóveis visitados e, em 2016, a marca é de 340.446.

Para mais informações e solicitações de visita da equipe do CCZ, o morador pode entrar em contato pelos telefones: (22) 2796-1186 ou 0800-022-6461. Quem preferir poderá ir pessoalmente até a Rua Augusto de Carvalho, 101, no bairro Imbetiba.


Fotos Relacionadas