logo

Ações de combate ao Aedes prosseguem no município (2017)

27/01/2017 14:23:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros - Arquivo Secom

Programação intensa inclui visitas domiciliares, palestras e participação em eventos de conscientização

A Prefeitura de Macaé vem mantendo atuação permanente de combate e controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunha, por meio da campanha "Macaé contra o Aedes". Na próxima semana, os agentes de combate as endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam mutirão em seis bairros da cidade, além de palestras e participação em eventos.

As visitas domiciliares setorizadas acontecem ainda em diversos bairros. Durante as inspeções, os agentes fazem o controle mecânico com identificação e eliminação de criadouros, aplicação de larvicida e orientação a respeito do controle do vetor. Os trabalhos serão intensificados no Parque Aeroporto, Ajuda de Baixo, Aroeira, Virgem Santa, Visconde de Araújo e Praia dos Cavaleiros. Nesta atuação, aproximadamente 55 agentes estarão em campo vistoriando os imóveis residenciais e comerciais.

Dentro do cronograma semanal do plano de ações estão programadas palestras sobre o "Combate ao Aedes aegypti". Na segunda-feira (30), às 7h, no condomínio da MRV do Parque Aeroporto. Na terça-feira (31), serão dois horários, 13h, no Sindicato dos Trabalhadores de Pintura Industrial e Construção Civil, nos Cavaleiros e, às 14h, a conversa será com os representantes das imobiliárias, no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo). Na quinta-feira (2 de fevereiro), os funcionários da empresa Fugro Brasil, vão receber orientações da equipe, o encontro acontece às 8h.
Eventos - Com atuação em várias frentes, o trabalho de conscientização e sensibilização vem ganhando parceiros na luta contra Aedes. Nesta perspectiva, a equipe vem sendo convidada a participar de ações conjuntas. Na segunda-feira (30), a Ong Viva Rio e o CCZ estarão na praça Veríssimo de Melo, das 8h às 12h, orientando a população. Na terça-feira (31), das 8h às 12h, os agentes participarão do evento em alusão ao Dia Mundial da Hanseníase, no calçadão da avenida Rui Barbosa. Na sexta-feira (3 de fevereiro), haverá ação conjunta com a construtora MRV, nos condomínios do bairro São José do Barreto.

Em paralelo, o CCZ também faz o trabalho de controle e manejo integrado do culex (pernilongo), com aplicação de larvicida nos canais da cidade. Nos dias 30, 31 e 1º de fevereiro a atuação será ao longo do canal Macaé-Campos e na sexta-feira (2), os trabalhos vão se concentrar nos canais da Ajuda de Baixo e Jardim Esperança.