Foto: João Barreto
Morador deve contribuir tomando conta de sua residência, inclusive o quintal
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, intensifica as ações no período pré-epidêmico da dengue. O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da febre chicungunha e do zika vírus. Os agentes de endemias fazem mutirões por diversos bairros a partir desta segunda-feira (21) até sexta-feira (25).
A coordenação do CCZ alerta que no período de chuvas, os cuidados com a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti devem ser redobrados. Os mutirões serão realizados nos bairros Imboassica, São Marcos, Novo Cavaleiros, Nossa Senhora da Glória, Centro, Virgem Santa e Barra de Macaé.
Os agentes de combate a endemias também promovem o controle do mosquito culex, mais conhecido como pernilongo, nos canais do Capote, Bairro da Glória e Canal Macaé I, II e III.
O controle com o carro fumacê será no Morro de São Jorge, Lagomar, Piraracema e Parque Aeroporto. Em caso de chuvas fortes ou ventos, as ações serão adiadas.
Dez minutos - O cidadão deve separar dez minutos por semana para olhar o seu quintal, verificar locais com água parada e tapar devidamente caixas d´água, entre outros depósitos, para impedir o surgimento de larvas do mosquito e lavar diariamente os recipientes de água dos animais de estimação.
Mais informações pelo telefone 0800-022-6461 e o e-mail: cczmacae@yahoo.com.br.