Foto: Juranir Badaró
Bairro Nova Esperança foi visitado pela Defesa Civil porque faz parte do mapa de risco da cidade
A prefeitura de Macaé está atuando de forma ininterrupta na prevenção de transtornos em áreas com ocorrência de chuva com intensidade acima do normal, a exemplo na Região Serrana de Macaé, na noite desta quinta-feira (10). O bairro Nova Esperança, que faz parte do mapa de risco da cidade, recebeu uma equipe de agentes da Defesa Civil nesta sexta-feira (11) para orientar os moradores de como colaborar para evitar eventuais calamidades.Apesar da situação estar controlada, o município acionou, de forma preventiva, o Plano de Orientação à Comunidade, em que consta como ação principal a distribuição do Guia de Proteção Comunitária em pontos estratégicos da cidade.
Um trabalho de prevenção e vigilância contínua foi criado, a fim de evitar possíveis catástrofes na região, por isso, outras ações preventivas, que incluem treinamento de equipes e profissionalização da atividade são metas da gestão do Dr. Aluízio.
Ações
Os trabalhos preventivos incluem monitoramento meteorológico 24 horas, vistorias constantes em áreas de risco, além de ações de conscientização com a população.
O monitoramento meteorológico é feito diariamente durante as 24 horas do dia. A equipe de agentes responsáveis pelo monitoramento recebe informações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do departamento geral da Defesa Civil. O objetivo é informar as autoridades e a população quanto à possibilidade de chuvas intensas e de inundações que possam causar perdas materiais urbanas.
Já o Projeto de Mapeamento de Risco no município tem como objetivo descrever, mapear, tipificar e hierarquizar as ameaças existentes, com o propósito de articular o intercâmbio das informações com as instituições executoras e agilizar o processo de alerta.
Outra medida de conscientização são os Núcleos de Defesa Civil. O governo pretende expandir essas unidades em vários pontos estratégicos da cidade. O objetivo do núcleo é acompanhar a real necessidade de cada bairro e também orientar a população local.
Quando há possibilidade de chuvas fortes na região, a equipe se prepara para atuar o mais rápido possível, evitando possíveis desastres. Se necessário, o governo municipal conta com uma viatura própria para alertar a população em caso de evacuação, além de disponibilizar o telefone 199, que funciona 24 horas para contatos em casos de ocorrências.