Foto: Rui Porto Filho
Condomínio Bosque Azul oferece mais conforto para famílias
O volume das chuvas em Macaé, nesta semana, que segundo dados da Defesa Civil chegou em 116 milímetros entre meio-dia de quarta-feira (20) e meio-dia de quinta-feira (21), é comparado ao mesmo índice de dezembro de 2013, quando houve deslizamento na Ladeira de Santana, além de diversas famílias desabrigadas.
- Todas as famílias dos pontos mais críticos dessa comunidade já foram removidas para o condomínio Bosque Azul, dos programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal. A antecipação das entregas, em novembro do ano passado, pelo prefeito Dr. Aluízio, e, ainda, a celeridade das ações em parceria com vários órgãos da prefeitura, evitou a possibilidade de uma nova tragédia. Essa visão de segurança e análise de risco foi fundamental nessas últimas chuvas - afirmou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Luciano Castilhos.
Para estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na prevenção e resposta às emergências da cidade, em 2014, foi elaborado o Plano de Contingência do município. Segundo Castilhos, no verão a atenção deve ser redobrada devido ao aumento das possibilidades de ocorrências de chuvas.
A Defesa Civil monitora, durante 24 horas, o clima e os índices pluviométricos. São eles: atenção (10 a 30 milímetros na primeira hora), alerta (30 a 50 milímetros na primeira hora) e emergência (mais de 50 milímetros em uma hora). No primeiro, a ação é de orientação e, a partir do segundo, os moradores são removidos, após a identificação dos riscos. Em caso de necessidade, o número para contato é 199.
De acordo com o órgão, a previsão de chuvas para este sábado (23) é de 2.6 milímetros. No domingo (24), a expectativa é de 0.1 milímetros. Já para segunda, a estimativa é de 9.3 milímetros.
Novo endereço - As 104 famílias da Ladeira de Santana, área de risco condenada pela Defesa Civil, já vivem no condomínio Bosque Azul. Conforme a secretária de Habitação, Alessandra Aguiar, a próxima ação será o sorteio dos endereços de 376 unidades da demanda espontânea de um total de 2.204 moradias. Os apartamentos do Bosque Azul são construídos em blocos, com 16 apartamentos cada um deles. As moradias têm 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e acessibilidade a portadores de deficiências físicas. As quadras têm infraestrutura de esgotamento sanitário e águas pluviais, além de asfaltamento, calçadas e iluminação pública.
Demolição - Com a desocupação da Ladeira de Santana, cerca de 70% dos imóveis foram demolidos para que outras pessoas não se submetam a morar em locais de risco de morte. A medida é uma ação conjunta da Defesa Civil e secretarias de Habitação, Obras, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Serviços Públicos e Comunicação.