logo

Ações do Programa Saúde na Escola são retomadas

03/06/2022 14:39:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão e Divulgação

Os alunos passam por avaliações odontológicas, de peso, altura e acuidade visual

Ações do Programa Saúde na Escola (PSE) foram retomadas na manhã desta quarta-feira (1º), em quatro unidades de ensino. O objetivo principal é levar às escolas públicas atividades que promovam a prevenção e atenção à saúde, de forma a enfrentar vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens.

De acordo com informações da superintendente de Educação Inclusiva e Social da Secretaria de Educação, Janaina Pinheiro, a ação conta com a parceria da Secretaria de Saúde e de estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Na manhã desta quarta-feira estivemos em quatro unidades: EMEI Zélia de Souza Aguiar, nas Malvinas; Eléa Tatagiba de Azevedo, na Aroeira; Amil Tanos, no Morro de Santana; e Caetano Dias, na Barra de Macaé”, informou.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Theresa Huguet, explica que a iniciativa é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

“Nós contamos com a parceria também da Catan, Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (CEVAS); que fizeram a apresentação de uma peça teatral sobre a dengue; e ainda dos profissionais da Coordenação de Saúde Bucal”, acrescentou.

O professor da disciplina Saúde da Comunidade I, do curso de Enfermagem da UFRJ, Thiago Silva, que esteve com um grupo de estudantes na escola Amil Tanos, disse que a ação em parceria com a Prefeitura, faz parte das atividades dos alunos na área da educação e saúde nas escolas.

“Essa parceria é fundamental para fortalecer a saúde escolar. Nós avaliamos o peso, altura e acuidade visual. Depois que coletamos todos os dados, nós redigimos um relatório sobre a situação de saúde de cada aluno”, explicou.

Saúde bucal

A coordenadora de Odontopediatria e Saúde Coletiva, Carla Bittencourt, destacou a importância da ação. Ela contou que somente no EMEI Zélia de Souza Aguiar, nas Malvinas, foram atendidas 120 crianças.

“O objetivo da ação da saúde nas escolas é a prevenção. Acreditamos que as crianças são multiplicadores de informações e a base da saúde é a saúde preventiva. Precisamos orientar e prevenir. Só assim diminuiremos a quantidade de crianças e adultos com problemas de saúde bucal”, pontuou.

Calendário

6 de junho - Polivalente
8 de junho - Colégio da Aroeira, EMEI Professora Gesia de Oliveira e Escola Aterrado do Imburo
22 de junho - Escola Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, Colégio Elza Ibrahim e Jofre Frossard
29 de junho - Ciep Municipalizado Maringá, EMEI Norma Shirley Fernandes e Colégio Municipalizado Coquinho
3 de agosto - Escola Municipalizada (Córrego do Ouro)
10 de agosto - Colégio M. Ivete Santana Drumond de Aguiar (Frade).


Fotos Relacionadas