
Entre os dias 17 e 19, serão realizadas instalações e monitoramentos de ovitrampas nos bairros Imbetiba, Jardim Vitória, Nova Malvinas, Fronteira, Vila Badejo, Ajuda de Cima e Engenho da Praia
A Prefeitura de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, continua nesta semana a série de ações integradas de prevenção, controle de vetores e promoção da saúde em diversas localidades do município. Na terça-feira (18), o CEVAS Itinerante estará no Aterrado do Imburo.
Além disso, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2025, serão realizadas instalações e monitoramentos de ovitrampas — armadilhas utilizadas para detectar a presença do mosquito Aedes aegypti — nos bairros Imbetiba, Jardim Vitória, Nova Malvinas, Fronteira, Vila Badejo, Ajuda de Cima e Engenho da Praia. A iniciativa tem como objetivo reforçar o trabalho de vigilância e identificar precocemente áreas com maior índice de infestação, permitindo que as equipes de campo adotem medidas rápidas e eficazes de controle e prevenção das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2025, serão realizadas ações de controle de roedores nas localidades do Centro, Imburo e Visconde de Araújo. As equipes técnicas farão inspeções e aplicação de medidas de controle em áreas públicas e pontos estratégicos, com o objetivo de reduzir a presença de roedores e prevenir doenças associadas, como a leptospirose.
O Reconhecimento Geográfico, que tem como finalidade determinar o número de casas e anexos existentes na área previamente delimitada, numerá-las e classificá-las de acordo com o tipo de construção, será realizado na Virgem Santa, Parque Aeroporto e Bairro da Glória também entre segunda (17) e quarta (19). O objetivo será fornecer os dados necessários sobre vias de acesso e situação de cada localidade em relação às localidades vizinhas, coleções hídricas, bem como, as condições sanitárias e os meios de comunicação.
Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2025, também serão realizadas visitas técnicas a empresas, borracharias, ferros-velhos e órgãos públicos no Bairro da Glória, Aroeiras e Barra de Macaé. As ações têm como foco a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e a orientação aos responsáveis sobre o armazenamento adequado de materiais e o descarte correto de resíduos.
Nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, a partir das 5h, será realizada a aplicação do fumacê nos bairros Parque Aeroporto e Cajueiros, respectivamente. A ação tem como objetivo reduzir a população de mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.