Ações marcam Dia Mundial da Água em Macaé

22/03/2023 18:05:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto e Jaqueline Carvalho

Atividades aconteceram nesta quarta (22), na Praia de Imbetiba

Oficinas, contação de histórias, passeios de canoa Havaiana, apresentação de bandas e visitas aos estandes marcaram as comemorações pelo Dia Mundial da Água (22), em Macaé. As atividades aconteceram no anfiteatro da praia de Imbetiba, onde o ponto principal foi alertar a população sobre a importância da água para a vida e o uso consciente.


O prefeito, Welberth Rezende, que esteve no local, comentou a importância da ação. ''É um momento de aprendizado e conscientização sobre a preservação dos nossos rios e mares. Fiquei especialmente impressionado com o trabalho realizado pelos universitários da UFRJ em parceria com a Secretaria de Ambiente de Macaé. É incrível ver o entusiasmo das crianças ao aprender sobre a importância da água e como cuidar do nosso planeta'', disse.


As secretárias de Educação, Leandra Lopes e de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Isaura Sales, reforçaram a importância de fortalecer a consciência crítica sobre a gestão e utilização da água.


“A visita das crianças neste evento é fundamental para que, de forma lúdica e descontraída, eles possam se sensibilizar, e serem multiplicadores de que boas ações individuais e coletivas podem transformar o ambiente e principalmente os recursos hídricos”, pontuou Leandra.


Para Isaura, o objetivo do evento é a troca de conhecimento para a formação de jovens conscientes dos problemas ambientais e como podem preservar esses recursos. “É um momento para refletirmos nossas ações e o que temos feito para cuidar das nossas praias, nossos rios e da nossa água. Plantamos juntos essa sementinha de boas atitudes nos coraçõezinhos dos nossos pequenos e grandes homens e mulheres, mostramos que ações cotidianas resultam na preservação dos recursos naturais, entre eles a água”, disse.


A aluna da escola Coquinho, Laura Ribeiro, de 9 anos, ficou encantada com os estandes. “Aqui eu aprendi que o lixo deixado na areia das praias, além de poluir o mar e a areia, pode matar os bichinhos. Vou ficar mais atenta para não deixar nenhum lixo quando for para a praia”, declarou.


O secretário de Governo, Juninho Luna, ressaltou que o dia da água é todo dia e que as ações de governo acontecem ao longo do ano na busca de soluções de uso da água e sua preservação.

Estiveram presentes ao evento, o superintendente do Inea, Ronaldo Paes Leme; o vereador Reginaldo do Hospital; a superintendente de Educação Integrada, Waleska Freire; o presidente da Associação de Moradores da Imbetiba, Ronaldo e o secretário de Turismo, Leo Anderson.

O evento contou com oficinas sobre Costões Rochosos, Tubarões/Arraias e Tartarugas Marinhas (Nupem/UFRJ); prática de Canoa Havaiana mostrando a importância da água e de sua preservação na prática esportiva; mesa clínica de saúde bucal com a Coordenação de Odontopediatria, que abordou a reflexão sobre o uso consciente da água durante a escovação, equipe da Defesa Civil com o projeto Verão para Todos, profissionais da BRK Ambiental com oficinas, estande com avaliação física com os profissionais de Secretaria de Esportes, entre outras.