logo

Ações marcam Dia Mundial de Luta Contra a Aids

01/12/2016 16:06:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Guga Malheiros

Campanha de conscientização lembra a data em Macaé

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em Macaé, foi marcado por diversas ações nesta quinta-feira (1º). O objetivo foi oferecer serviços de prevenção e atendimento de doenças sexualmente transmissíveis e a Aids. Para o caldeireiro Euclides dos Santos, 61 anos, a campanha é uma oportunidade de cuidar do corpo. "Muitas vezes esquecemos dele. Faço minha avaliação todo ano", acrescentou.

As atividades foram realizadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação do Programa DST/Aids, com o projeto CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento) na Igreja São João Batista. A iniciativa tem parceria com a Pastoral da Aids da Igreja Católica (Vicariato do Litoral).

Além da testagem para HIV no salão da igreja e na sede do Programa DST/Aids, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, foi montada uma tenda no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Nova Aurora, para distribuição de preservativos e encaminhamentos para realização de testes de HIV.

O office boy Marcelo Gardem Aguiar Pozes Soares, 52 anos, afirmou que a ação é fundamental. "Tanto o homem quanto a mulher devem se preocupar em usar camisinha. Sem ela, não tem conversa", alerta.

De acordo com a coordenadora do programa, Myrna Maximiano, antes da testagem é feito o aconselhamento com equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga e enfermeira. "O atendimento é sigiloso e oferece orientação sobre o resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo", disse, acrescentando que o teste fica pronto em apenas 20 minutos.

O técnico de materiais, Fernandes Marques, 33 anos, esteve na igreja São João Batista para fazer o teste. "É uma ótima ação, pois existem pessoas que não têm condições de fazer esses exames e, com isso, podem ter esse acesso, um ato simples, concreto e de amor", destacou.

Mais ações

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizou ação de conscientização na Praça Veríssimo de Mello. No local, foram distribuídos preservativos e material de conscientização. A secretária da pasta, Nilmara Valadares, falou sobre a importância da atividade. "A proposta é alertar as pessoas sobre a diferença que a atitude de utilizar o preservativo pode fazer na vida delas", frisou.

Para a estudante Maria Luiza Fragoso, 18 anos, o material explica como evitar situações de riscos. "A informação é muito importante quando precisamos ter atitudes conscientes", explicou.

Programa

O Programa DST/Aids de Macaé oferece atendimento integral às pessoas com HIV/Aids, por meio do serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento, responsável pela prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis IST's/HIV/Aids e diagnóstico para HIV, Sífilis e Hepatites Virais. É utilizada a metodologia de Teste Rápido Diagnóstico (TRD) e o resultado dos exames fica pronto em 30 minutos.

Outro atendimento oferecido pelo programa é o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), responsável pelo tratamento de HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. O SAE oferece consultas com enfermeiros, médicos (clínica geral, dermatologia, ginecologia e infectologia), psicólogos e atendimento com assistentes sociais. O serviço também dispõe de um laboratório (posto de coleta) e de uma unidade de dispensação de medicamentos (farmácia), voltadas para os pacientes com IST's/HIV/Aids.

Atualmente, o programa é responsável pelo atendimento de 1,3 mil pacientes. O DST/Aids funciona no Posto de Saúde Dr. Jorge Caldas, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.


Fotos Relacionadas