Aeroporto terá Centro de Atendimento à Juventude

28/11/2006 15:34:57 - Jornalista: Janira Braga

O Parque Residencial Aeroporto, um dos bairros mais populosos de Macaé, vai ganhar o Centro de Atendimento à Juventude, que será coordenado pela secretaria da Infância e da Juventude. A informação foi passada pelo prefeito Riverton Mussi à comunidade do bairro, durante reunião com a Associação de Moradores do Parque Residencial Aeroporto (AMPRA), na sede da associação, na noite de segunda-feira (27).

- Atividades esportivas, culturais e de entretenimento serão promovidas no Centro de Atendimento à Juventude, dentro do projeto Juventude Assistida – destacou o prefeito, acrescentando que para formatar o programa, a prefeitura está adquirindo o imóvel onde até então funcionava a casa noturna Mansão do Forró. O secretário da Infância e Juventude, Júlio César de Barros, o Julinho, que também participou da reunião, vai coordenar as atividades.

A AMPRA reivindicou durante a reunião a cobertura dos canais das ruas 2 e 4 do bairro, além de uma obra em cima do canal da Rua 62, que está coberto, para facilitar o tráfego de pedestres. O prefeito informou aos moradores que será feita a cobertura dos canais e a obra no canal da Rua 62.

Riverton também disse que o Aeroporto está incluído no projeto do governo municipal da troca de 15 mil pontos de luz em toda a cidade dentro do programa de modernização da iluminação da cidade, que vai propiciar uma economia nas contas de energia de 20% a 30%. Pelo novo funcionamento, todas as lâmpadas de 75 e 125 watts serão substituídas por lâmpadas de 150 e 400 watts. “Trata-se de um eficiente modo de iluminação no qual vamos usar lâmpadas melhores e luminárias modernas”, comentou o prefeito.

A reforma das praças do Aeroporto foi outro assunto discutido. O secretário de Obras, Tadeu Campos, explicou que a praça principal ganhará ampla revitalização, com campo de futebol, nova iluminação, área de lazer, troca do alambrado e técnicas de paisagismo e jardinagem. Além disso, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro será transferida para uma área nas proximidades do Terminal Cehab.

MACRODRENAGEM - O Aeroporto também será beneficiado com o projeto de macrodrenagem e saneamento da cidade, que visa eliminar o problema de alagamentos em pontos críticos e coletar 100% do esgoto das residências e levar para as ETEs. As intervenções discutidas na reunião começam a ser implantadas no próximo ano.

Outro assunto conversado foi a inauguração do posto avançado os Correios no bairro, que já está montado. O prefeito vai pedir uma reunião com os Correios para buscar a solução do caso.

O presidente da AMPRA, Marcos Antônio Carvalho, o Marquinho Cehab, comentou que a cobertura dos canais das ruas 2 e 4 e a obra no canal da Rua 62 são fundamentais para o bairro. “Achei ótimo o prefeito vir ao bairro porque a comunidade pôde opinar sobre as obras, disse.

A reunião do prefeito com os moradores do Aeroporto faz parte do projeto em que Riverton visita todas as segundas-feiras à noite um bairro para conversar com a comunidade sobre as obras e investimentos prioritários para a região. “Temos discutido serviços a serem executados no município”, comentou.

Os encontros com os moradores são realizados com o apoio da Federação das Associações de Moradores de Macaé (Famma). “Quatorze bairros já receberam o projeto, que leva as necessidades das comunidades ao governo municipal”, comentou o presidente da Famma, Edson Dias.

Além dos secretários de Obras e Infância e Juventude, participaram do encontro os titulares das pastas de Saúde, Fernando Diogo, de Comunicação Social, Romulo Campos, Serviços Públicos, Delorme Ramos, Assistência Social, Waldecy Brandão, o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, o administrador regional do Aeroporto, Luiz Carpete, e a diretora de engenharia de trânsito da Mactran, Maria Laismeire de Castro.