Agência de Trabalho forma idosas no curso de tricô e crochê

29/11/2016 09:31:00 - Jornalista: Laís Monteiro

Foto: Bruno Campos

Formatura é promovida no Centro de Referência do Idoso

Os olhos da idosa Jurema Francisca brilharam ao ver todas as peças que conseguiu aprender no curso de tricô e crochê. Sapatinhos de bebê, luvas, gorros e roupinhas foram expostos para que todas as pessoas que estavam no Centro de Referência do Idoso (CCI), vissem o trabalho realizado com tanto zelo. O curso teve a duração de três meses e foi oferecido para a terceira idade. Jurema é uma das 15 alunas que concluíram e participaram da formatura, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (28).

Como forma de terapia e entretenimento, o curso promovido pela Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, também contribui para os idosos terem uma opção de renda, além de ser um meio de convívio social.

Moradora do bairro Ajuda de Cima, mãe de cinco filhos e avó de dois netos, Jurema aprendeu a fazer peças em tricô e crochê para presentear os familiares, fazer doações e garantir uma renda extra. "Posso vender as roupinhas para juntar um dinheiro, já ajuda a fazer uma feira", contou.

Segundo o diretor-presidente da Agetrab, Humberto Assumpção, é fundamental a realização de cursos voltados para a terceira idade. "É sempre importante promover políticas de inclusão para idosos, dar oportunidade para que eles desenvolvam atividades que se tornam um lazer, mas que também podem ser uma forma de renda", frisou.

A instrutora Lúcia Emerik conta que muitas alunas chegaram ao curso sem noção alguma de costura e hoje confeccionam lindos trabalhos.

- Elas chegaram aqui sem saber pegar em uma agulha, hoje fazem até roupinhas, é satisfatório saber que são capazes. Aqui elas se ajudam, aprendem uma com as outras, formam novas amizades, e isso contribui até para melhora na saúde, temos alunas que saíram da depressão frequentando o nosso curso - afirma.

A Agetrab fica na Rua Alfredo Backer 363, perto do Corpo de Bombeiros, no Centro de Macaé.


Fotos Relacionadas